Aventureiro que atravessa o Brasil de caiaque chega à Praia do Forte nesta sexta (12)
Após remar mais de 4,5 mil quilômetros a bordo de um caiaque oceânico, o aventureiro canoísta Adelson Carneiro Rodrigues, 60 anos, chega à paradisíaca Praia do Forte, Litoral de Mata de São João, na manhã desta sexta-feira (12).
Ele saiu do Amapá há 10 meses e ainda tem pela frente o desafio de remar mais 3,5 mil quilômetros, para chegar ao litoral gaúcho, onde conclui a sua missão.
Rodrigues, que é paulista, disse estar ansioso para conhecer a Praia do Forte, onde deve ficar por poucos dias. “Não conheço pessoalmente ainda. Será sem dúvida mais uma grande experiência”, diz o aventureiro. Ele tem chegada prevista para as 10h30 no Portinho da Igreja São Francisco.
O canoísta saiu do Oiapoque, município do Amapá, no extremo norte do Brasil, no dia 17 de fevereiro. Ele disse não ter previsão de data para chegar em Chuí, cidade gaúcha no extremo sul. “Não podemos prever as chegadas, porque tem vários fatores como o clima e as marés. Esses dias mesmo, tive de ficar uma semana em Siribinha (Conde)”, explica.
Quando concluir seu objetivo, Adelson Rodrigues será o primeiro atleta a percorrer toda costa brasileira de caiaque oceânico. “Todos têm seu sonho a realizar. O meu, desde de jovem, era fazer essa excursão, uma aventura brasileira”, explica o paulista.
Entre outras aventuras ele já escalou a montanha mais alta das Américas, o Monte Aconcágua, na cordilheira dos Andes, na Argentina. Este desafio é contado no livro “Atraído pela Montanha”. Sua próxima publicação vai contar a aventura que está encarando neste momento.