Reservatório da Barragem do França verte após chuvas na região
A Barragem do França, localizada na Bacia do Alto do Rio Jacuípe, entre os municípios de Miguel Calmon e Piritiba, foi construída em 1996, pela Companhia de Engenharia Hídrica e de Saneamento da Bahia (CERB).
O reservatório tem capacidade original de 24 hm³, ampliado para 33,2 hm³ e ocupa uma área de 8,43 km², com um perímetro de 28,8 km, dados estes referidos ao nível normal na cota 522 m, o que corresponde à cota da crista do vertedouro.
A concepção do projeto da Barragem do França teve como objetivo o atendimento a usos múltiplos, abrangendo o abastecimento humano, dessedentação animal, irrigação e perenização do Rio Jacuípe a jusante do barramento.
O sistema Fusegate,de tecnologia francesa, instalado pelo Governo do Estado da Bahia, em 2014, aumentou a capacidade da barragem,assim, possibilitando a acumulação de mais 9 hm3 na barragem, o que representou um acréscimo de 36% na sua capacidade total.
De acordo com a gerente do Departamento de Barragens, engenheira Camila Medrado, após seis anos de volume abaixo da capacidade máxima do reservatório, um período de chuvas sucessivas ocorrido a partir do início de novembro deste ano resultou no enchimento do reservatório. Hoje, a barragem com volume de 100,18% verteu, garantindo sua autonomia de atendimento às principais demandas por pelo menos dois anos.