Feliz Ano Novo
Taurino Araújo, advogado, escritor, professor Doutor em Ciências Jurídicas e sociais, lifementoring consultant. academico@taurinoaraujo.com
No acender das luzes de um novo ano, desejo que tudo seja tela nova a pintar os sonhos de emagrecer, estudar coisas novas, melhorar esta ou aquela situação, resolver mal-entendidos. Votos, muitas vezes, alimentados pela esperança de nova oportunidade coletiva ou pessoal.
Desejo de que as coisas melhorem num passe de mágica e isso nos ajude e nos motive a contornar, em todos os detalhes inimagináveis, o que realmente queremos. Para a materialização dos sonhos, entretanto, é importante adequar realidade e desejo, mas, antes disso, escrever sobre expectativas, sentidos e alcances, sem o impeditivo de senões e de nãos.
A segunda etapa é o imprescindível ajuste entre o que você quer dizer ao mundo e o mundo quer ouvir, as suas necessidades. Isso envolve inspirada insistência em levar em conta o outro e seu ponto de vista, escutar e manifestar empatia, quando buscamos nos colocar no lugar dele para compreendê-lo melhor. A escuta ativa, de si e do outro [só então] pode abrir espaço para o diálogo numa hipótese aparentemente impossível e isso vale para qualquer situação, lembra Philippe Breton em como argumentar em situações difíceis (Manole, 2005).
2022, portanto, é o empreendimento único de sua autorrealização, com os pés fincados na superfície enquanto se vai à busca das mais altas montanhas e até do infinito, naquilo que Abraham Maslow chama de método holístico dinâmico, ou seja: (…) “abordagem compreensiva para o entendimento do homem [em sua complexidade]. Assim, os estudos sobre Psicanálise e Antropologia Cultural deixaram marcas no trabalho desse autor, [e, por isso, concorrem para a construção de] significados subjetivos e para além de modelos puramente biológicos”.
Conhece-te a ti mesmo, dirá Sócrates. Antes de fazer acontecer, prepare-se e invista em autoconhecimento. Certa vez, Abraham Lincoln disse: “Se eu tivesse oito horas pra derrubar uma árvore, passaria seis afiando meu machado”.
Saia da inércia com pensamentos, sentimentos e atitudes condizentes com a obtenção de resultados que você tanto espera: “[isso] envolve a aceitação do conceito de motivação intrínseca, que se refere ao processo de desenvolver uma atividade pelo prazer que ela mesma proporciona, isto é, desenvolver uma atividade pela recompensa inerente a essa mesma atividade”. (Deci: 1996, p. 21, apud Bergamini: 1997, p. 33).
Numa afirmação argumentada do ponto de vista, desejo que você consiga sonhar, ousar, planejar e realizar os seus melhores desejos em 2022 e obtenha duas coisas que lhe pareceriam, à primeira vista, inconciliáveis, servindo a um propósito bem maior e capaz de se tornar.
Por último, desejo que você escreva sobre tudo isso a curto, médio e longo prazo e faça do ano que se inicia, verdadeiramente, um Feliz Ano Novo!
CAPA A TARDE 3 1 2022 FELIZ ANO NOVO OPINIÃO TAURINO ARAÚJO Saia da inércia com pensamentos. sentimentos e atitudes condizentes
CAPA-A-TARDE-3-1-2022-FELIZ-ANO-NVO-OPINIAO-TAURINO-ARAUJO-Saia-da-inercia-com-pensamentos-sentimentos-e-atitudes-condizentes