DestaquesPolítica

Cadore defende construção de contenção de encostas no bairro de Tancredo Neves

A deputada Neusa Lula Cadore (PT) recomendou ao governador Rui Costa, por intermédio da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), a construção de contenção de encostas no bairro de Tancredo Neves, em Salvador. Segundo a parlamentar, na localidade os moradores vivem aflitos com a possibilidade de deslizamentos, desmoronamentos e soterramentos que podem destruir tanto os seus imóveis, quanto as suas vidas.
“Essa é a triste realidade em muitos bairros da cidade de Salvador, a exemplo, do bairro Tancredo Neves. Na localidade, a realização desta obra é necessária para a proteção da vida das famílias, bem como preservar suas casas que foram levantadas com muito esforço e com os recursos financeiros de uma vida inteira. O Estado tem o dever de garantir o mínimo de dignidade e segurança às pessoas carentes, que além de morarem em situação precária, por ocuparem espaços irregulares ficam sem acesso a serviços públicos, de transporte público, coleta de lixo, saneamento básico, dentre outros”, argumentou.
Conforme ressaltou Cadore, a ocupação de áreas irregulares de encostas é um fenômeno do processo de urbanização de cidades grandes e capitais no país, demonstrando a ausência de planejamento e fiscalização na ocupação do solo e políticas públicas que viabilizem moradia digna à população mais carente. “Diante da necessidade de minimizar os riscos aos moradores e evitar tragédias na referida localidade, ressaltamos a relevância da referida intervenção estatal. Destaco que o intenso volume de chuvas já recebido e previsto para essa época do ano poderá ocasionar uma verdadeira tragédia, com a destruição de casas e a perda de vidas, caso o estado não realize os investimentos cabíveis para a construção, melhoramento e manutenção da estrutura na área”, afirmou. O bairro de Tancredo Neves, localizado no centro da capital baiana, concentra uma população de aproximadamente 50.000 mil habitantes e se originou do antigo Quilombo do Cabula.
Foto: AscomALBA/AgênciaALBA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *