“A Galinha dos ovos de ouro” com o dinheiro público
O Brasil é um país muito rico com escassez de gestores e políticos qualificados para gerir a administração pública.
A Administração pública foi transformada em uma entidade privada, visto que os gestores públicos da esfera municipal, estadual e federal, só visam arrecadação de Impostos, sem oferecer serviços públicos de qualidade à população e ao empresariado.
Exemplo claro é que entra e sai governo, mas não é instituído o IMPOSTO sobre: “GRANDES FORTUNAS”, assegurado no artigo 153 Inciso IV da Constituição Federal, bem como não é corrigida a tabela do Imposto de Renda.
A carga e a complexidade tributária imposta no País como: ISS, IPI, ICMS, JUROS, dentre outros impedem investimentos nacionais, internacionais para o crescimento do Brasil.
Leitores analisem essa citação de uma matéria publicada em um Jornal local: “Radares – Alteração de limites de velocidade causa surpresa – Motoristas estão reclamando de alterações de velocidade em vias da capital sem a devida divulgação pela Transalvador. Locais a exemplo da Av. Dorival Caymmi (Itapuã) tiveram redução de velocidade permitida 50Km, pegando condutores de surpresa.”
“De janeiro a maio de 2022, a prefeitura de Salvador arrecadou o total de 35,2 milhões de multas de trânsito. Arrecadação do IPTU quase dobrou em sete anos na capital e Assembleia debate alta abusiva no IPTU da capital.”
Povo só tem deveres, direitos nada. São comuns os constantes abusos nos reajustes de produtos e serviços como: “alimentação, pedágio, ferry Boat, gás de cozinha, combustíveis, multas, IPTU, IPVA, alugueis, transportes, dentre outros, o povo não aguenta mais!
“A GALINHA DOS OVOS DE OURO.” dinheiro público é que paga os altos salários, privilégios e mordomias dos “ditos” representantes do povo nos Três Poderes Constituídos.
Exemplo do que ocorreu no STF e nas Forças Armadas transcrito do site Transparência Brasil, abaixo:
“Na Sessão de 10 de agosto foi aprovada reajuste de 18% nos salários dos Ministros do STF Supremo Tribunal Federal de R$ 39 para R$ 46 mil” consequentemente também serão beneficiados o Presidente da República, Parlamentares, Ministros, Magistrados, dentre outros cargos.
Uma pergunta, APOSENTADOS E TRABALHADORES TERÃO OS MESMOS 18 %? No Artigo 5º da Constituição Federal está escrita: “Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza.” E cadê o cumprimento do artigo 37º da Constituição Federal?
No exercício da minha cidadania e amparado na Lei 12 527/2012 – LAI – Acesso à informação, solicito esclarecimento do governo quanto: “Um levantamento no Portal da Transparência que identificou o pagamento de supersalários a um grupo de militares de mais de 1 MILHÃO DE REAIS.”
Lima Barreto escreveu uma realidade: “O Brasil não tem povo, apenas público. Povo luta por seus direitos. Público só assiste de camarote.”
Monja Coen Budista, escreveu: “MUITO DO QUE NOS LEVA AO SOFRIMENTO É A IGNORÂNCIA.”
E Bertolt Brecht escreveu essa realidade: “O Analfabeto Político.
O pior analfabeto é o analfabeto político. Ele não ouve, não fala, nem participa dos acontecimentos políticos. Ele não sabe que o custo de vida, o preço do feijão, do peixe, da farinha, do aluguel, do sapato e do remédio dependem das decisões políticas.
O analfabeto político é tão burro que se orgulha e estufa o peito dizendo que odeia a política. Não sabe o imbecil que, da sua ignorância política, nasce a prostituta, o menor abandonado, e o pior de todos os bandidos, que é o político vigarista, pilantra, corrupto e lacaio dos exploradores do povo.”
Constitucionalmente o OBJETO das instituições públicas é de servir bem ao público, artigo 37º “A administração pública direta, indireta ou fundacional, de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e. também …”.
“Mudar doí, continuar como está doí, escolha uma das dores e pare de reclamar. “NADA MUDA SE VOCÊ NÃO MUDAR!
Sociedade, qual o Brasil que queremos a partir de 02 de outubro? Nem todos os políticos são iguais, basta pesquisar na internet o caráter, a capacidade e as proposta dos candidatos.
Renovação dos políticos é a ESPERANÇA para os Novos Rumos do Brasil. Pare, pense e saiba usar bem a sua ARMA que é o Título Eleitoral. A hora é de ação e não de omissão! Seja a mudança!
Alderico Sena – Especialista em Gestão de Pessoas, Coordenador de Pessoal da Assembleia Estadual Constituinte 1989, Ex- Assessor Parlamentar do Deputado Estadual Zezito Pena In Memoriam e Ex- Ouvidor Titular da CBPM – Companhia Baiana de Pesquisa Mineral – site: www.aldericosena.com