Integração entre PRF e GCMS marca mais uma etapa da Operação Cyaneus em Salvador
A Polícia Rodoviária Federal na Bahia (PRF BA) em operação conjunta com a Guarda Civil Municipal de Salvador (GCMS) finalizou, na última sexta-feira (19), mais uma etapa da Operação Cyaneus.
A Operação Cyaneus iniciou-se no dia 8 de agosto e todas as ações foram desenvolvidas de forma integrada entre a PRF e a GCMS e as atividades operacionais foram concentradas em trechos da Grande Salvador (BR 324), em localidades conhecidas como Jaqueira do Carneiro, Brasilgás, entre outras regiões de grande fluxo viário e de acesso a capital baiana.
Contou com profissionais capacitados e a operação teve como foco resguardar a segurança dos usuários que utilizam o transporte público todos os dias para os mais diversos destinos, além de oferecer reforço concentrado no policiamento ostensivo e preventivo em locais, dias da semana e horários estratégicos, com o objetivo de evitar ocorrências criminais como os crimes relacionados a roubo a veículos de transporte coletivo de passageiros.
Foram realizados diversos comandos e montados bloqueios de fiscalizações, promovendo abordagens e consultas a veículos e pedestres e proporcionando sensação de segurança à sociedade local. Cerca de 118 ônibus foram abordados no período da operação e seus ocupantes foram consultados nos sistemas de segurança.
Os cães farejadores foram utilizados nas incursões, buscando entorpecentes, armas e outros ilícitos.
As atividades também aconteceram através de rondas motorizadas e paradas pré-determinadas, com base no mapeamento das ocorrências orientadas por inteligência. As abordagens também ficaram mais assertivas com o uso de ferramentas de tecnologia e de profissionais especializados.
Durante a Operação Cyaneus, foram compartilhadas técnicas em abordagem a ônibus, automóveis e motocicletas. Um dos focos do nivelamento foi a difusão de conhecimentos atinentes ao combate ao narcotráfico e outras modalidades criminosas. Foram debatidas também peculiaridades para realizar uma revista segura a pessoas e veículos.
Entre os dias 08 e 19 de agosto, foram fiscalizados 677 veículos e consultadas 1.456 pessoas. Durante as incursões, foram cumpridos 2 mandados de prisão, apreendida uma arma de fogo e mais 6 munições. 5 pessoas foram presas por diversos crimes.
A parceria busca fortalecer a ação integrada e cooperativa entre os órgãos em prol do desenvolvimento e da inovação em segurança pública.
Foto: PRF/BA