Brasil pagou a Portugal 2 milhões de libras esterlinas por sua independência
Por Josalto Alves
Para não esquecer. O histórico Grito do Ipiranga, há 200 anos (7/9/1822), marca o que seria a Independência do Brasil, que na verdade se concretizou com o 2 de julho de 1823, na Bahia, depois de sangrentas batalhas travadas por mais de 17 meses, de fevereiro de 1822 a julho de 1823, quando os portugueses foram definitivamente expulsos. Essa ação custou as vidas de incontáveis irmãos baianos, mulheres guerreiras, brancos pobres, índios tupinambás e negros libertos.
De início, alguns países, como os EUA, reconheceram nossa a independência, mas era absolutamente indispensável que Portugal, como antiga metrópole, reconhecesse o surgimento da nação Brasileira. Movida por interesses comerciais, a Inglaterra colocou-se como intermediadora e negociou com Portugal um acordo, denominado Tratado de Paz e Aliança, assinado em 29 de agosto de 1825, oficializando o reconhecimento lusitano.
Mas não foi de graça. Para aceitar a independência do Brasil, o governo português exigiu o pagamento de indenização no valor de dois milhões de libras esterlinas. Sem recursos, o Brasil não tinha condições de pagar, e para fazê-lo contraiu empréstimo com a Inglaterra, pagando assim aos portugueses.
O “interessante” é que esse valor nunca saiu da própria Inglaterra, pois era credora de Portugal, que tinha com os ingleses dívidas nesse mesmo valor…..
Josalto Alves é jornalista
Foto: Ilustração