Expo Jacobina: Cultivo Intensivo da Palma Forrageira é tema de seminário que acontece dia 24
Exposição acontece de 21 a 25 de setembro; apoiador do evento, o Sebrae é realizador do seminário que será ministrado por Paulo Suassuna
Por Tamara Leal
Após uma pausa de seis anos, os produtores rurais do Centro-Norte baiano têm um encontro marcado na 28ª Exposição Agropecuária de Jacobina (Expo Jacobina), que acontece de 21 a 25 de setembro, no Parque de Exposições da cidade.
Apoiador do evento, o Sebrae realiza, no dia 24 de setembro, às 8h, o Seminário Cultivo Intensivo da Palma Forrageira, com o engenheiro agrônomo e especialista do cultivo da palma, Paulo Suassuna. Gratuita e presencial, a capacitação tem vagas limitadas e inscrição pela internet.
O seminário tem como objetivo melhorar a produtividade dos pequenos produtores rurais por meio de adesão à Tecnologia do Cultivo Intensivo da Palma (TCIP), tendo como foco o aumento da produtividade dos palmais pela aplicação das diversas etapas do sistema de produção, em atendimento ao novo modelo tecnológico.
O gestor de Agronegócios do Sebrae, Valdemir Matos, explica que, em toda produção pecuária, é imprescindível a Reserva Estratégica de Alimentos. “Em se tratando de Semiárido, a Palma Forrageira é o principal componente desta reserva. Através do Cultivo Intensivo de Palma é possível otimizar o uso dos recursos e obter aumento de produtividade, garantindo assim a sustentabilidade da atividade”, ressalta.
O público ainda terá acesso, durante o evento, a atendimento no espaço que o Sebrae preparou para o evento. No local, gestores de projetos e consultores irão passar informações sobre as soluções da instituição para os micros e pequenos negócios, além de divulgar agenda de capacitações para os próximos meses.
Gerente regional do Sebrae Jacobina, Geronilson Ferreira acredita que a exposição é uma oportunidade para que o Sebrae apresente aos participantes do evento as suas soluções para o setor do agronegócio.
“A exposição é um ambiente favorável para o encontro de criadores de toda a microrregião, em especial os que fazem parte dos projetos apoiados pelo Sebrae, a exemplo do programa Agente ALI Rural”, disse.
Com vasta programação, a Expo Jacobina conta com exposição de animais, leilões, palestras voltadas à agricultura e pecuária, música e gastronomia. A expectativa dos organizadores é que mais de 20 mil pessoas passem pelo Parque de Exposições nos cinco dias do evento.
A Expo Jacobina tem realização da Prefeitura de Jacobina, por meio da Secretaria Municipal da Agricultura, e parceria com a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia (Faeb) e do Serviço Nacional de Aprendizado Rural (Senar).
Imagem: Divulgação