DestaquesPolítica

“Talvez o objetivo de Acm Neto seja desacreditar as políticas de reparação”, avalia Alex Lima

O deputado estadual Alex Lima (PSB) entende que, para além das questões de afroconveniência e da divisão do Fundo Eleitoral, a polêmica em torno da autodeclaração de Acm Neto como “pardo” pode esconder o interesse de seu grupo político em desacreditar as políticas públicas de reparação racial no País.

“A reportagem do jornal A Tarde (publicada neste domingo) foi precisa em ver os riscos que esse tipo de canalhice pode trazer para uma série de avanços que a população negra conquistou ao longo dos últimos anos”, avalia o parlamentar. “Talvez o objetivo de Acm Neto seja exatamente esse: o de desacreditar as políticas de reparação racial promovidas no País.”

Para embasar a opinião, Lima lembra que o partido de Acm Neto, o antigo DEM – do qual ele chegou a ser presidente nacional –, atual União Brasil, sempre se posicionou contra a aprovação de políticas de reparação, como a criação de cotas em universidades e concursos públicos e a demarcação de terras quilombolas. Ao ponto de acionar o Supremo Tribunal Federal (STF) alegando inconstitucionalidade das mesmas.

“O histórico do partido dele (Acm Neto) não deixa dúvidas sobre o posicionamento deles sobre esses avanços”, afirma o parlamentar. “Então, a autodeclaração dele ou é pura ‘cara de pau’, para tentar se beneficiar de algo que seu próprio partido foi contra, ou é propositalmente colocada para desqualificar as políticas de reparação.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *