Taurino Araújo profere palestra o IV Seminário Internacional de Direito do Trabalho
Conferência
Autor de uma das poucas de teorias de abrangência mundial, Taurino Araújo proferiu a conferência Ensaio sobre a evidência de um Humanismo pós Lévi-Strauss na Hermenêutica da Desigualdade de Taurino Araújo e sua Fortuna Crítica, no IV Seminário Internacional de Direito Material e Processual do Trabalho: Seguridade Social, Constituição, Justiça e Direitos Humanos, realizado hoje, no Hotel Portobello, em Salvador. Os professores Sérgio Habib e David Duarte (Argentina) também palestraram por lá.
COORDENAÇÃO CIENTÍFICA: Wilson Alves de Souza (UBA/UFBA) Nildes Carvalho da Silva (ABPREV/UBA) PROGRAMAÇÃO 07h30 – Identificação dos Participantes 08h30 – ABERTURA SOLENE: Mestre de Cerimônia Mesa de Abertura: Profa. Dra. Nildes Carvalho da Silva- Presidente da ABPREV BRASIL e Comissão Internacional dos Alunos do Doutorado em Direito da Universidadede Buenos Aires(UBA) e Convidado(a)s.
09h00 – 9h45 – Palestrante: Wilson Alves de Souza (BRASIL) Tema: “ACESSO À JUSTIÇA E SEGURANÇA JURÍDICA: O problema da revisão de benefício de aposentadoria por invalidez concedido por sentença judicial transitada em julgado” Pos-Doutor e Doutor em Direito. Desembargador do TRF1, Professor Titular da Faculdade de Direito da UFBA.
9h45- 10h00 – INTERVALO PARA CAFÉ 10h00- 10h30– Palestrante: Edson Fonseca (BRASIL) Tema: “A Proteção de Dados Pessoais como Direito Fundamental e os dois anos de vigência da LGPD” Currículo: Bacharel em Direito pela Universidade Estadual de Londrina, PR. Mestre em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina. Certified Information Privacy Manager (CIPM) e Certified Data Protection Officer (CDPO/BR) pela IAPP – International Association of Privacy Professionals. MBA em Gestão de Negócios pelo IBMEC. Especialista em Direito Digital e Compliance pela Faculdade IBMEC/Damásio. Coordenador Acadêmico de Curso. Professor e Consultor em Proteção de Dados (graduação, pós-graduação e educação corporativa).
10h30 – Palestrante: Mabel Freitas (BRASIL) Tema: “O sistema me marcou, mas não me arrebanha”: jovens negros, socioeducação e mercado de trabalho trans-pós[1]pandemia” Currículo: Pós-doutoranda em Educação (Universidade de São Paulo – USP), Doutora em Difusão do Conhecimento (Universidade Federal da Bahia/ UFBA), Mestra em Políticas Sociais e Cidadania (Universidade Católica do Salvador/ UCSal) e Professora de várias instituições superiores.
11h 00 – 11h30- Palestrante: TAURINO ARAÚJO (BRASIL) Tema: “Ensaio sobre a evidência de um humanismo pós Lévi Strauss na Hermenêutica da Desigualdade de Taurino Araújo e sua fortuna crítica” Currículo: Doutor em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidad del Museo Social Argentino (Buenos Aires), especialista em Planejamento Educacional pela Universidade Salgado de Oliveira (Rio de Janeiro) e Especialista em Gestão de Pessoas: Carreiras, Liderança e Coaching pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS). Especialista em História e Antropologia pela Faculdade Serra Geral de Minas Gerais.
11h30 – 12h00 – Palestrante: Victor Gurgel (BRASIL) Tema: “A precarização do trabalho através das plataformas digitais.” Currículo: Advogado. Professor. Mestre. Especialista em direito do trabalho e ambiental. Presidente da Comissão de Direitos e Prerrogativas da OAB-BA. Representante da Bahia na Comissão Nacional de Prerrogativas da ABRAT
12h00 – 12h30 – Palestrante: Augusto José Pereira Pimentel Penha (BRASIL) Tema: Direito constitucional: a sobrevivência da democracia” Currículo: Doutorando em Direito Constitucional pela Universidade de Buenos Aires. Bacharel em Direito/UFBA, pós[1]graduado em Direito Penal, Direito Constitucional e Direito Tributário pela UFBA, Técnico do Seguro Social, Lotado na AGU[1]Advocacia Geral da União.
13h30 – 14h00 – Palestrante: Sérgio Habib (BRASIL) Tema: ” O ativismo judicial e as novas diretrizes do STF com repercussão penal e processual penal” Currículo: Advogado. Mestre. Ex- Secretário de Segurança Pública. Ex-professor da UFBA.
14h00 -14h30 – Palestrante: Carlos Rátis (BRASIL) Tema: “Proteção multinível dos direitos fundamentais” Currículo: Doutor e Mestre em Ciências – Políticas pela Universidade de Lisboa/Portugal. Professor UFBA, e UEFS. Ex-Diretor- Geral da Escola Superior de Advocacia da Bahia.
14h30 – 15h00– Palestrante: Sílvia Teixeira do Vale (BRASIL) Tema: “Discriminação no mercado de trabalho” Currículo: Juíza do trabalho (TRT5). Mestra em Direito (UFBA); Doutora em Direito (PUC-SP); Pós-doutora (Universidade de Salamanca).
15h00 – 15h30 – Palestrante: Nildes Carvalho (BRASIL) Tema: “Advocacia e respeito das prerrogativas no INSS: é possível requerer o benefício por incapacidade sem passar pela perícia médica presencial? Currículo: Advogada. Doutoranda em Direito do Trabalho pela UBA. Mestranda em Direito da Universidade Veiga de Almeida (PPGD/UVA). Presidente da Associação Brasileira de Defesa dos Direitos Previdenciários, Acidentários e Consumidor (Abprev Brasil). Presidente da Comissão Internacional dos Alunos do Doutorado em Direito da Universidade de Buenos Aires (UBA). Fundadora e foi indicada presidente de duas Comissões na OAB-BA: de Direito Previdenciário da OAB-BA e de Estudos em Assistência Judiciária Gratuita e Perícias Forenses da OAB-BA. Candidata à Desembargadora do TJBA pelo Quinto Constitucional da OAB-BA (2022).
15h30 – 16h00 – Palestrante: Benizete Ramos de Medeiros (BRASIL) Tema: “Trabalho home office e teletrabalho: O que mudou depois da Reforma trabalhista” Advogada Trabalhista; Doutora em Direito e Sociologia; mestre em Direito; professora (PPGD/UVA) e graduação membro da Escola Superior da Advocacia Trabalhista da ABRAT; membro da Comissão de Direito do Trabalho do IAB; diretora da JUTRA e professora convidada da Universidad Internacional Ibero Americana –UNINI.
16h00 – 16h30 – Palestrante: Maurício Góes e Góes (BRASIL) Tema: “Medidas Executivas Atípicas” Professor da Faculdade de Direito da UFBA. Mestre em Direito. Sócio fundador do Lapa Góes e Góes Advogados
16h30 – 17h00 – Palestrante: Maria Elizabeth Guimarães Teixeira Rocha (BRASIL) Tema:”Os direitos sociais e a intervenção judicial para sua concretização” Currículo: Ministra do Superior Tribunal Militar do Brasil (STM) e Doutora em Direito Constitucional pela Universidade de Minas Gerais – UFMG Conferências de Encerramento
17h00 – 17h30 – Palestrante: David Duarte (ARGENTINA) Tema: “Perspectiva dos danos no trabalho a partir dos direitos humanos” Doutor em Direitos Humanos, Direito do Trabalho e Previdência Social pela Universidade de San Carlos de Guatemala. Diploma de Estudos Avançados em Economia Industrial e Relações Laborais pela Universidade de Castilla La Mancha Espanha. Professor de mestrado e doutorado na Universidade de Buenos Aires, e em várias universidades.
17H30- MOMENTO DE HOMENAGENS 17h40 – MESA DE ENCERRAMENTO: SORTEIOS DE LIVROS E BRINDES