Salvador

Salvador sedia seminário sobre Sustentabilidade e Gestão Ambiental

A Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) e o Comitê de Fomento Industrial de Camaçari (Cofic), realizam nos dias 9 e 10 de novembro, o II Seminário de Sustentabilidade e Gestão Ambiental e a entrega do Prêmio Polo de Segurança, Saúde e Meio Ambiente. O evento, que reúne representantes do setor empresarial, industrial, poder público e acadêmico, tem por objetivo promover a troca de experiências sobre as inovações tecnológicas e sustentáveis nas áreas de recursos hídricos, solo, gestão, energia e descarbonização. Compondo a mesa de abertura, estiveram a secretária do Meio Ambiente, Márcia Telles, a diretora-geral do Inema, Daniella Fernandes, o presidente do Cofic, Carlos Alfano e o Superintendente Geral Cofic, Mauro Pereira.
A secretária do Meio Ambiente, Márcia Telles, falou sobre os desafios impostos à sociedade no pós-pandemia, em especial para os impactos das mudanças climáticas. “No momento atual não há mais espaço para questionamentos sobre os efeitos das mudanças climáticas, é uma realidade que já está afetando a vida da população em todo o planeta. O que nos cabe agora são ações efetivas e duradouras no enfrentamento às causas desses desequilíbrios climáticos, por isso é cada vez mais necessária mudanças nos velhos modelos de produção e consumo adotadas pelas instituições empresariais, governamentais e da sociedade”, enfatizou.
 “A Bahia se tornou referência, no país, na efetivação de políticas de incentivo e investimentos em práticas sustentáveis e tecnologias para a mudança de sua matriz enérgica, com a substituição do uso de combustíveis fósseis por energias renováveis, o exemplo mais recente foi a escolha do estado para sediar a primeira fábrica de Hidrogênio Verde do Brasil, que será implantada no Polo Industrial de Camaçari.  Em 2022 também apresentamos o Inventário de GEE, um instrumento que norteia as políticas e intervenções necessárias para a redução das emissões.  São planos ousados de descarbonização que só alcançarão sucesso com o compromisso de todos, setores produtivos, poder público e sociedade” ressaltou Telles.
O presidente do Cofic, Carlos Alfano, destacou o alto nível das palestras e oportunidade para troca de conhecimento entre especialistas e representantes do setor industrial. “É preciso superar os desafios de conciliar o desenvolvimento econômico e o cuidado com o meio ambiente. Este é um momento único para o setor, tivemos um recorde de inscrições o que demonstra o envolvimento de todas as empresas associadas e seus colaboradores, na busca por práticas de excelência. Este é o grande motivador do prêmio Polo SSMA, que é incentivar a melhoria nos padrões das boas práticas na gestão empresarial, sendo compartilhadas por todos que compõem o complexo do Polo, comprometidos com a melhoria do meio ambiente, saúde e segurança”.
Durante o encontro, foram realizadas apresentações e debates com as temáticas da Segurança Hídrica, Reuso da Água, Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) e Responsabilidade Socioambiental. Na programação foram palestrantes os superintendentes da Sema, Vânia Almeida e Tiago Porto, os diretores do Inema, Eduardo Topázio e Leonardo Carneiro, além das especialistas da secretaria, Luana Ribeiro e Marcelle Silva.
No segundo dia do Seminário de Sustentabilidade e Gestão Ambiental, o destaque da programação foi a palestra ministrada pelo diretor de Regulação do Inema, Leonardo Carneiro, que abordou as especificidades do Plano Estadual para Economia de Hidrogênio Verde e do Inventário de Gases de Efeito Estufa do Estado da Bahia, instituídos em 2022. O diretor ressaltou ainda os estudos que estão sendo realizados para o mapeamento da cadeia produtiva e caracterização dos locais potenciais prioritários para a produção do H2V no estado.
Ao final do evento, o diretor Leonardo Carneiro e a coordenadora de Indústrias (COIND) do Inema, Leila Burgos, participaram da cerimônia de entrega do Prêmio Polo de Segurança, Saúde e Meio Ambiente – Prêmio Polo SSMA. O Prêmio é promovido há 25 anos pelo Cofic, com o objetivo fomentar a melhoria contínua da gestão de SSMA entre as empresas associadas do Polo Industrial de Camaçari, por meio de troca de experiências e de rigorosa auditoria.
“Para nós, representantes do órgão ambiental, esse prêmio que conta com uma minuciosa auditoria, estimula a melhoria contínua nos processos produtivos alinhados à responsabilidade ambiental, internalizando no cotidiano de cada empresa as determinações previstas na legislação”, declarou o diretor.

O superintendente de Segurança, Saúde e Meio Ambiente do Cofic, Aurinézio Barbosa, explicou os critérios para a premiação. “A premiação está dividida nas categorias ouro, prata e bronze, com variação de percentual para cada posição. É um dos mais detalhados e rigorosos protocolos de avaliação que existem no país, com 19 elementos de gestão e mais de 1.400 quesitos, incluindo apresentação de mais de 2.500 evidências pelas empresas, além de entrevistas com diretores, empregados e contratados. Este ano, mais de 50 auditores e muitos observadores avaliaram as empresas participantes da premiação, no período de julho a outubro”.

LINK PARA MATÉRIA COM FOTOS: http://www.meioambiente.ba.gov.br/2022/11/12443/Salvador-sedia-seminario-sobre-Sustentabilidade-e-Gestao-Ambiental-.html

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *