Primeira edição do projeto Saúde Mais Perto, em Paripe, recebe visita do governador Jerônimo Rodrigues
Mais de 10 mil pessoas estão sendo atendidas na primeira edição do projeto Saúde Mais Perto, realizado pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) em parceria com as Voluntárias Sociais da Bahia (VSBA) no colégio estadual Almirante Barroso, em Paripe, em Salvador, entre os dias 27 e 29 de janeiro. Neste domingo (29), o governador Jerônimo Rodrigues, compareceu ao local acompanhado da primeira-dama e presidente das VSBA, Tatiana Velloso, da secretária da Sesab, Roberta Santana, e de outras autoridades. A comitiva visitou as instalações da feira, onde são oferecidos exames oftalmológicos, de mamografia, preventivos, avaliação nutricional, entre outros.
Estão previstas 36 edições do programa durante o ano, que serão realizadas na capital e no interior do estado. “O Estado da Bahia não vai deixar de fora as pessoas que precisam de qualquer tipo de atendimento, sejam exames, sejam intervenções cirúrgicas. Nós estamos fazendo esse grande mutirão e agora nós temos o prazer de dizer que contamos com o apoio do governo federal, que também tem como pauta zerar as filas da Saúde”, declarou Jerônimo. Segundo ele, esta ação será realizada para atender a demanda da população mais vulnerável e em comunidades tradicionais.
Jerônimo destacou ainda que para o atendimento da população baiana é fundamental a parceria com os municípios. “Muitos casos que nós encontramos aqui hoje são de responsabilidade do município. O Governo do Estado está oferecendo serviço, atendendo as pessoas, mas é importante destacar que é do município essa responsabilidade”.
Inclusão
Roberta Santana ressaltou que o município de Salvador apresenta baixos indicadores de atenção básica. “A quantidade de procura aqui demonstra claramente a importância dessa feira. Mais de 10 mil atendimentos desde o início, cerca de cinco mil somente hoje. Isso demonstra a importância do complemento do Governo do Estado para a atenção básica dos municípios”.
A secretária explica que todo cidadão pode participar, basta apresentar os documentos, comprovante de residência e o cartão do SUS. Para fazer a ultrassonografia é necessário apresentar também a requisição médica. “Ainda na primeira quinzena de fevereiro a gente começa a fazer a feira no interior do estado, em Santo Amaro e em Campo Formoso, em uma comunidade quilombola. Esta é uma estratégia do Governo do Estado também para a inclusão dos povos tradicionais”.
Aposentado e cadeirante, Valter de Jesus, 48 anos, aproveitou para fazer exame oftalmológico perto de casa sem ter que enfrentar deslocamento para outras áreas da cidade. “É meio complicado achar oftalmologista no SUS. Então, quando tem essas ações sociais, é sempre bom vir, tem que aproveitar”.
Repórter: Raul Rodrigues/GOVBA
Fotos: Mateus Pereira/GOVBA