Policial

Diferentes cores de pulseiras de identificação são opções para pessoas com necessidades especiais

Os braceletes coloridos chegam para ajudar a identificar as crianças com autismo, pessoas com Alzheimer e outros tipos de deficiência

Distribuídas apenas na cor amarela durante a folia de 2020, as pulseiras de identificação produzidas e entregues pelo Corpo de Bombeiros Militar (CBM) ganharam, para o Carnaval de 2023, cinco novas cores para atender melhor crianças e adultos portadores de necessidades especiais.

Os braceletes, fabricados em nylon para proporcionar maior durabilidade e leveza, são agora exibidos nas cores laranja, vermelha, azul, rosa e verde. Os profissionais da corporação, atuantes na folia, perceberam que parte do público ficava desconfortável com a cor amarela, por isso, a nova paleta varia as opções.

A tenente-coronel Ana Fausta Assis explicou que muitas famílias queriam o material, mas as pessoas especiais tinham reações adversas à cor. “Elas paravam as patrulhas, mas o empecilho era o tom, pois muitos pequenos não nos permitiam colocá-la no braço”, disse.

Além de crianças, os itens reutilizáveis, também podem ajudam a identificar pessoas com Alzheimer e outros tipos de deficiência que prejudicam a comunicação. Elas contém informações básicas dos responsáveis pela pessoa como nome, endereço, telefone e responsável.
A primeira mulher a ocupar a patente de coronel no CBM falou orgulhosa sobre o desenvolvimento do projeto.

“No começo nós tínhamos uma grande dificuldade para localizar as crianças perdidas nas praias e andávamos por boa parte da faixa de areia até encontrar o responsável legal dos menores, tendo, em alguns casos, que contar com o apoio da Polícia Militar. Daí então começamos a usar os materiais”, concluiu.
 Imagens: Vitor Barreto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *