Variedades

Deputado Hassan parabeniza Maracás pelos 168 anos de emancipação política

deputado municipalista Hassan (PP), parabenizou os maracaenses pelos 168 anos de emancipação política, comemorados nesta quarta-feira (19), e para marcar a data protocolou na Assembléia Legislativa da Bahia (Alba), moção de congratulação, destacando a importância do município e força do seu povo. “Maracás, que já foi apelidada de Suiça Baiana, por causa do clima muito frio com relação às cidades do entorno, destaca-se no Vale do Jiquiriçá pela tradição dos seus festejos juninos, pela produção de flores, que lhe valeu a denominação de “Cidade das Flores”, e pela mineração de vanádio, que fortalece sua base econômica e impulsiona o desenvolvimento do município”, disse Hassan.

De acordo com os historiadores, a história de Maracás começa com a presença na região, em 1659, de bandeirantes portugueses, que combateram os índios Maracás e assentaram residência na região, povoando-a. Em 1653, o governo da Bahia, querendo a abertura de estradas para Camamu, Maraú, Rio de Contas, Jacuípe, Jiquiriçá e Jacobina, passou a atender aos pedidos dos bandeirantes no sentido de avançarem mais para o centro em busca das férteis terras do Orobó.

Anos mais tarde edificou-se uma capela sob a invocação de Nossa Senhora das Graças, surgindo, definitivamente, neste ponto, a atual cidade de Maracás. Em maio de 1842 a capela foi elevada à categoria de freguesia, e em 19 de abril de 1855 foi criado o município de Maracás com território desmembrado do de Santa Isabel do Paraguaçu, que veio a ser o município de Mucugê.

Foto: Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *