Deputado Hassan solicita o fortalecimento dos núcleos e bases regionais de saúde para dinamizar assistência à população
Os Núcleos e Bases Regionais de Saúde (NRS), criados em substituição às Diretorias Regionais de Saúde (Dires), com a finalidade de acompanhar as atividades de regulação e de vigilância sanitária, bem como as bases, precisam ser fortalecidos, melhor equipados e estruturados do ponto de vista organizacional, administrativo e financeiro, além da contratação de quadros técnicos. Essa é uma preocupação do deputado municipalista Hassan (PP), que encaminhou indicação ao governador Jerônimo Rodrigues e à secretária de Saúde, Roberta Santana, solicitando o fortalecimento dos Núcleos e Bases Regionais de Saúde.
Membro titular da Comissão de Saúde e Saneamento da Assembléia Legislativa da Bahia (Alba) e ex-secretário de Saúde do município de Jequié, Hassan entende muito bem a importância de núcleos e bases regionais estruturados e fortalecidos para garantir a gestão mais eficiente dos recursos e melhor coordenação das ações de saúde entre os diferentes níveis de atenção. “Isso vai assegurar que todos cidadãos tenham acesso ao serviço de saúde de qualidade, independente da sua localização geográfica ou condição socioeconômica”, afirmou o parlamentar ao justificar a indicação encaminhada através da Alba. Ele destacou que a ausência de núcleos e bases estruturadas podem prejudicar o serviço de vigilância epidemiológica e a cobertura vacinal, tão essencial para a população.
O parlamentar cita que “é preciso fortalecer os núcleos e, consequentemente, as bases, para que voltem a ser sustentáveis, com autonomia financeira e poder de decisão para que possam melhorar o serviço de saúde pública no estado. E para exemplificar a dificuldade lembra, por exemplo, que as bases de Jequié, Valença e Ilhéus estão vinculadas ao núcleo de Itabuna, sem autonomia administrativa e financeira.
E finaliza afirmando que “a Bahia é um estado com uma grande extensão territorial e população diversificada em termos socioeconômicos e o fortalecimento dos núcleos e bases regionais de saúde é fundamental para garantir o acesso adequado à saúde”.
Foto: Divulgação