Salvador

Programa Federal Caixa Mulheres de Favela é lançado em Salvador para capacitar empreendedoras

Maura Rosa Teixeira, uma empreendedora há 18 anos, deseja ser uma mulher negra de favela que pode alcançar seus objetivos. Ela é uma das 300 mulheres inscritas no Programa Federal Caixa Mulheres de Favela, que foi lançado em Salvador na sexta-feira (28). O evento aconteceu no espaço Subúrbio 360º, no bairro de Coutos, e marca o início de 45 dias de capacitação para mulheres. O programa conta com a presença da secretária de Políticas para as Mulheres da Bahia, Elisângela Araújo, representantes da Caixa e líderes da Central Única das Favelas (Cufa).

A secretária Elisângela Araújo destacou a importância do programa Caixa Mulheres de Favela e afirmou que, como mais de 51% da população da Bahia são mulheres, as ofertas de capacitação e apoio aos empreendimentos serão uma grande oportunidade para crescer. Para fortalecer o empreendedorismo feminino na Bahia, a parceria entre a Caixa e a Central Única das Favelas (Cufa) está instalando três laboratórios de inovação social em Salvador, Rio de Janeiro e São Paulo. O programa recebeu um investimento de R$ 16 milhões e já conta com 2.800 mulheres inscritas.

A presidente da Caixa, Maria Rita Serrano, afirmou que a instituição está investindo parte do fundo sócio-ambiental no projeto, pois entende que isso está relacionado ao debate da sustentabilidade. Ela explicou ainda que o projeto piloto atende 500 mulheres em cada uma das três comunidades, mas a tendência é ampliar. Serrano também destacou a possibilidade de fazer cursos através do WhatsApp, alcançando até 50 mil pessoas.

O presidente da Cufa, Márcio Lima, ressaltou que muitas mães investiam no empreendedorismo aleatoriamente durante a pandemia, pela necessidade, e acabavam tendo prejuízo. O projeto visa à emancipação sócio-econômica dessas mulheres, oferecendo um espaço para que possam deixar seus filhos sendo cuidados enquanto aprendem.

O programa oferece apoio de uma incubadora de negócios, serviços de formalização de empresas, orientação contábil e produtos bancários para todas as empreendedoras em formação. O espaço vai atender mulheres que desejam começar ou ampliar seu negócio. Além da oferta de cursos de capacitação de empreendedores, o programa também oferece educação financeira e formação em diversas áreas.

Maura, a salgadeira, está animada com a oportunidade oferecida pelo programa e promete não deixá-la passar. Ela vende salgados de porta em porta para criar seus dois filhos e agora terá a chance de ampliar seu negócio. As inscrições para o programa em Salvador e Região Metropolitana começam na próxima terça-feira (2), através do site da Cufa ou presencialmente no Subúrbio 360°. O programa já foi lançado em março no Rio de Janeiro e também será lançado em São Paulo em 12 de maio.

Fotos: Mateus Pereira/GOVBA 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *