Unesco concede título ao Parque Ecológico do Vale Encantado, em Salvador
Área localizada no bairro de Patamares foi reconhecida como Posto Avançado da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica
O Parque Ecológico do Vale Encantado, um dos últimos resquícios de Mata Atlântica em Salvador, localizado no bairro de Patamares, recebeu da Unesco o título de Posto Avançado da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica (RBMA). O título havia sido concedido em 2021, mas devido à pandemia a cerimônia de entrega só ocorreu na quarta-feira (19 de julho).
Composto por uma área de 1 milhão de metros quadrados, o Vale Encantado abriga cerca de 262 espécies de animais, sendo 150 de pássaros, 40 de mamíferos, além de anfíbios e répteis com várias espécies endêmicas e outras ameaçadas de extinção. A flora da região é riquíssima, possuindo 192 espécies de plantas e uma paisagem belíssima e diversa com floresta, restinga, lagoas e diversas nascentes.
O título concedido pela Unesco é celebrado pelos coletivos SOS Vale Encantado (@sosvaleencantado) e a ONG IMATERRA (@imaterra.ong), que com apoio de pesquisadores do Instituto de Biologia da UFBA e juntamente com moradores de toda a cidade, vem lutando para instituir no Vale Encantado uma unidade de conservação de proteção integral e um refúgio de vida silvestre.
Estiveram presentes na cerimônia Mary Sorage Praxedes da Silva, Presidente do Conselho Nacional da RBMA; Clayton Ferreira Lino, Coordenador de Cooperação Internacional da Rede Brasileira de Reservas da Biosfera e Vice Presidente do Conselho Internacional de Reservas da Biosfera da Unesco; Adriana de Castro, Coordenadora do Comitê da RBMA no Estado da Bahia e Dary Rigueira, Dr. em Ecologia pela UFBA e Fundador da Gestão da natureza.
Os Postos Avançados são centros de divulgação de ideias, conceitos, programas e projetos desenvolvidos na RBMA. A Reserva da Biosfera é um modelo de gestão integrada, participativa e sustentável dos recursos naturais, que hoje é adotado internacionalmente. Seus objetivos básicos são a preservação da diversidade biológica, o desenvolvimento de atividades de pesquisa, o monitoramento ambiental, a educação ambiental, o desenvolvimento sustentável e a melhoria da qualidade de vida das populações.
A RBMA hoje conta com uma rede de 73 Postos Avançados, reconhecidos em 14 Estados, sendo 17 destes localizados no estado da Bahia e 11 na região do litoral norte. Mediante este destaque para a região, o evento também foi uma oportunidade para discutir a construção de um roteiro turístico sustentável, integrando todos os postos avançados de Salvador e do Litoral Norte.
Foto: Divulgação