Coordenação de Análise Instrumental da Polícia Técnica alcança 100% de aproveitamento no Programa de Ensaio de Proficiência do INMETRO
O Programa avalia o grau de precisão dos resultados apresentados pelas Polícias Científicas em áreas específicas.
A precisão dos resultados apresentados nos exames de identificação de drogas de abuso e determinação de teor alcoólico em amostra de sangue, garantiu à Coordenação de Análise Instrumental do Laboratório Central de Polícia Técnica, a nota máxima, 100% de aproveitamento no Programa de Ensaio de Proficiência do INMETRO.
“Este ensaio é mais uma ferramenta de avaliação do nosso trabalho, por isso fazemos questão de participar”, pontuou a Perita Criminal e Coordenadora de Análise Instrumental, Celinalva Oliveira, ao explicar que sempre que o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia abre inscrições, a Coordenação se submete aos testes.
O material a ser analisado é encaminhado pelo INMETRO via Polícia Federal e entregue aos Institutos de todo o país, e deve ser examinado em um prazo estabelecido durante o processo de inscrição. “Existe todo um protocolo para recebimento das amostras e envio dos resultados para garantir a lisura nas avaliações” finalizou Celinalva.
As amostras de sangue e álcool foram analisadas pelas técnicas de cromatografia a gás acoplada a espectrometria de massa e cromatografia a gás com detector por ionização de chama, respectivamente.
Foto: Divulgação