Variedades

Hospital de Campanha na Paralela já está atendendo pacientes com coronavírus

 O Dia Internacional da Enfermagem e do Enfermeiro, celebrado ontem, foi marcado em Salvador pela entrega do hospital de campanha para tratar pacientes com o novo coronavírus, localizado na área do antigo Wet’n Wild, na Avenida Luis Viana Filho (Paralela). Com investimento da Prefeitura de quase R$30,5 milhões, a estrutura foi entregue pelo prefeito ACM Neto, acompanhado do vice-prefeito Bruno Reis e do secretário municipal da Saúde (SMS), Leo Prates, corpo técnico e imprensa. Também esteve presente na ocasião o prefeito de Feira de Santana, Colbert Martins.

A unidade de alta complexidade possui duas tendas, sendo que uma delas, totalmente equipada, já atende pacientes com a Covid-19 a partir da tarde de hoje. No entanto, o atendimento não será de demanda aberta, ou seja, será feito apenas aos encaminhados pelo sistema de regulação. Nesta primeira fase, são oferecidas 50 vagas de UTI e outros 40 leitos clínicos – estes para casos de menor gravidade. O serviço é administrado pela Associação Saúde em Movimento (ASM), vencedora da licitação municipal.

O prefeito lembrou do desafio em construir uma unidade de alta complexidade desse porte em apenas 40 dias na cidade. “Quando os primeiros casos surgidos na China evoluíram para problemas no sistema de saúde local, e vendo as notícias de um hospital construído em poucos dias lá, com toda a estrutura de pessoal e dinheiro que aquele país possui, achava que algo assim aqui seria impossível. No entanto, tivemos que aproveitar a área de um antigo parque aquático, fazer todo o trabalho de adaptação, construção, contratação de equipes e instalação de equipamentos. Da ordem de serviço dada no dia 1º de abril para a entrega hoje, está sendo comprovado que o impossível é possível e se tornou realidade”, ressaltou ACM Neto.

Foto: Valter Pontes/Secom

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *