Salvador

Co-vereadora Cleide Coutinho é nomeada Conselheira do Conselho Nacional das Cidades

Cleide Coutinho, co-vereadora da mandata coletiva Pretas Por Salvador (PSOL/BA), celebra uma conquista significativa para a luta por moradia e igualdade social no Brasil. Nessa sexta-feira (01/09), ela foi indicada pelo Movimento Nacional de Luta pela Moradia (MNLM) para se tornar Conselheira do Conselho Nacional das Cidades. Esta nomeação também marca um marco importante com o retorno do Conselho das Cidades do atual governo Lula.

A trajetória de Cleide Coutinho é marcada por seu compromisso com a luta antirracista, feminismo, direitos das mulheres, educação popular, juventude, combate à intolerância religiosa, entre outras pautas fundamentais para a sociedade. Figura proeminente no MNLM e na executiva do PSOL Bahia, também é membra do Conselho das Cidades da Bahia e do setorial estadual de mulheres do Psol.

Co-vereadora das Pretas, Cleide fomenta uma luta na Câmara Municipal de Salvador (CMS) em defesa da moradia digna para a população soteropolitana. Desenvolvendo projetos que de fato defendem a pauta, a mandata foi responsável pela criação da Lei nº 9.683/23 que institui a *Lei Morar Mulher e prevê a reserva de vagas no momento do Cadastro, do programa habitacional Minha Casa Verde e Amarela ou outro programa que venha a substituí-lo para mulheres vítimas de violência doméstica e/ou familiar do Município de Salvador.

A Lei leva em consideração, sobretudo, o alto índice de mulheres negras e periféricas que são as mais afetadas com a falta de moradia e moradia inadequada, auxiliando no combate e prevenção a violência de gênero, bem como apoio às Vítimas de Violência Doméstica e Familiar.

A nomeação de Cleide Coutinho como Conselheira do Conselho Nacional das Cidades é um passo importante na busca por justiça social e igualdade no país.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *