Dia Mundial em Memória das Vítimas de Trânsito é lembrado em 19 de novembro
Data terá Caminhada no Dique do Tororó.
O Dia Mundial em Memória das Vítimas de Trânsito será lembrado em Salvador no dia 19 de novembro com uma Caminhada no Dique do Tororó. O ato organizado pela Federação Nacional das Associações de Detran (Fenasdetran), segundo seu presidente Mário Conceição, é a união de forças por um trânsito mais seguro com participação de diversas entidades ligadas ao trânsito. Além da presença popular, a expectativa é que as pessoas compareçam vestidas com roupas de cor branca.
O dirigente diz que a capital baiana se unirá a um movimento global no evento que ocorre das 7h às 12h, tendo como ponto de encontro o estacionamento da Arena Fonte Nova Os participantes caminharão em direção ao Monumento em Memória das Vítimas de Trânsito, localizado às margens do Dique do Tororó (sentido Av. Bonocô).
O monumento, inaugurado em 2022, é fruto de uma iniciativa conjunta da Fenasdetran em colaboração com diversas outras entidades e órgãos de trânsito de Salvador. A estrutura honra a memória das vítimas de sinistros de trânsito e serve como alerta constante da necessidade de um trânsito mais seguro.
Participarão da caminhada diversas entidades e órgãos, incluindo o Programa Vida no Trânsito (PVT Salvador), Polícia Militar da Bahia (PM/BA), Sindatran-BA, Abramet, Superintendência de Trânsito e Transporte de Salvador (Transalvador), Iniciativa Bloomberg Global para Segurança Viária (BIGRS) e a Comissão de Direito do Trânsito da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Bahia (OAB/BA), IBDTRÂNSITO, SESAB/DIVEP, ICBRAS, SINDMETRO, SEINFRA, SSP, BATALHÃO DA POLICIA RODOVIÁRIA ESTADUAL, DETRAN, FENASDETRAN, COMANDO RODOVIÁRIO, SEBRAE, IESP- PROJUREJ, ABRAPSIT-BA, ABCTRAN, SINDETRAN, CEATV, ABETVIDA, ESQUADRÃO AGUIA, Sindieventos Bahia.
Dados alarmantes sobre sinistros de trânsito no Brasil e no mundo reforçam a importância do movimento. A cada 12 minutos, uma pessoa perde a vida em sinistros de trânsito no Brasil, tornando-o uma das principais causas de morte entre crianças e jovens em todo o mundo. Globalmente, mais de 3,5 mil vidas são perdidas diariamente nas vias, totalizando quase 1,3 milhão de mortes evitáveis e cerca de 50 milhões de pessoas lesionadas a cada ano.
O Dia Mundial em Memória das Vítimas de Trânsito também é uma forma de promover o reconhecimento dos serviços de emergência e a busca por justiça e segurança nas estradas. A data, celebrada em Salvador desde 2009, é resultado do esforço conjunto da Fenasdetran, CEATV (Comitê de Estudos e Ações para o Trânsito e Vida) e outras entidades e órgãos que se uniram para conscientizar a população sobre a importância de um trânsito mais seguro e prevenir ocorrências de sinistros.
A caminhada anual não apenas honra as vítimas de sinistros de trânsito, mas também reforça o compromisso de toda a sociedade em trabalhar para um futuro com menos tragédias nas estradas e ruas.