ColunistasDestaques

EDUCAÇÃO NÃO É CARA. CARA É A IGNORÂNCIA

“QUEM GOSTA DE LER NÃO MORRE SÓ.” ARIANO SUASSUNA.

A VELHA GUARDA ESTÁ INDO EMBORA SEM RENOVAÇÃO DE VALORES E LIDERANÇAS!

Mundo contemporâneo, mundo da educação deseducada em casa e na escola, inveja, ambição, poder, falsidade, desonestidade, inversão de valores, incompetência, trairagem, mau-caratismo, violência, desgoverno, incapacidade, corrupção, impunidade, omissão e falta do exercício de cidadania raízes do retrocesso econômico e social no país.

Transformaram tudo nesse país, principalmente a essência da família e dos princípios e valores. O honesto virou desonesto, o competente virou incompetente, o comprometido perdeu espaço para os descomprometidos, principalmente no zelo da administração pública, enfim uma inversão de valores total.  “Que Mundo é Esse Tão Cruel” MC Kevin O Chris

“Educação não transforma o mundo. Educação muda pessoas. Pessoas transformam o mundo”.

Educação realmente é a melhor ferramenta para se formar cidadãos. Educar significa se relacionar, sem educação não existe relação um com o outro, com o mundo.

Acredito que a educação é a melhor forma de nos tornarmos cidadãos melhores, principalmente ensinando bons exemplos às crianças desde as primeiras letras, visando um mundo melhor para gerações futuras.

Na minha concepção, TRÊS PILARES que faltam a sociedade, EDUCAÇÃO, POLITIZAÇÃO E CONSCIÊNCIA POLÍTICA, considerando que o crescimento do país e as condições de vida da população dependem do governo e da escolha de políticos que tenham 3 C – Caráter, Capacidade e Compromisso.

Problemas graves como retrocesso econômico, desigualdade social, fome, miséria, analfabetismo, racismo, injúria, preconceito, violência, dentre outros desmandos praticados contra a humanidade, único veículo para conscientizar a sociedade é a educação.

No discurso do Mestre Darcy Ribeiro em 1982, ele disse: “A crise da educação no Brasil não é uma crise; é um projeto”. Pura verdade!

O eleitorado ainda não entendeu o jogo político do CAPITALISMO para com a população que usam eleitores como “SERVIDÕES” para continuarem elegendo e reelegendo sempre os mesmos políticos sem alternância de poder para atender o JOGO DO SISTEMA.

Os políticos que o povo elege e reelege são reflexos da falta de investimentos na EDUCAÇÃO. 

O Carnaval foi embora, agora é a vez do São João e o ELEITORADO precisa estar atento e vigilante para as armações de “Prefeitos como a que ocorreria na festa da padroeira de Campo Alegre de Lourdes/Bahia no dia 09/01 com o cachê de um cantor, de 1,3 milhão, cancelado pela justiça o show” Publicado B1 Jornal A TARDE.

Desde criança ouço as pessoas idosas comentarem que: “O povo tem o governo que merece”. Só que nem todos os políticos são iguais. O problema é a ARMA que o brasileiro tem em seu poder não sabe usar – Título Eleitoral para as transformações que tanto necessitam o povo e o País, devido à falta de educação, omissão e consciência política do POVO. Muito do que nos leva ao sofrimento é a ignorância. “Educação não é cara. Cara é a ignorância.” Leonel Brizola

Quem não gosta de política é governado por quem gosta. O caráter não tem preço e o eleitor precisa distinguir política e politicagem. Política é a arte de trabalhar para obter o bem comum, e politicagem é utilizar a consciência do povo e o erário público para atendimento dos interesses pessoais e de grupos.

Educação associativa é a saída do país e na qualidade de ex-Superintendente da OCEB – Organização das Cooperativas do Estado da Bahia e Fundador do SESCOOP/BA – Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo e também Superintendente, formalizo proposta ao Ministro da Educação Camilo Santana e ao Presidente Luiz Inácio Lula, apresentarem uma PEC “Projeto de Emenda à Constituição ” ao CAPÍTULO III – DA EDUCAÇÃO , DA CULTURA E DO DESPORTO – a seguinte redação: Fica criada, a partir do primeiro e segundo graus, matéria sobre educação associativa, visando a dotar os alunos e futuros profissionais de conhecimento sobre cooperativismo, cuja implantação deve ser feita no início do ano letivo de 2025. Só assim poderemos formar uma sociedade mais humana e solidária.

Todos estão pagando caro pela falta do exercício de cidadania e às gerações futuras pagarão por todos ERROS e omissão da sociedade por não exercer o que garante o Parágrafo único do art. 1º da C. F. “TODO O PODER EMANA DO POVO”.

Rui Barbosa disse: “Quem não luta pelos seus direitos não é digno deles” e Lima Barreto “O Brasil não tem povo, apenas público. Povo luta por seus direitos, público só assiste de camarote.”

A capacidade de um país crescer mais rápido depende da qualidade de seus líderes. Não existem mais líderes e nem partidos como nos tempos da política elevada ao altar da alta expressão.

Transcrevo frases de alguns Mestres que defenderam a EDUCAÇÃO E A POLÍTICA como Pilares de transformação educacional, social, cultural e econômica para o crescimento e desenvolvimento do Brasil.

Jean Piaget “A inteligência é o que você usa quando não sabe o que fazer”. Maria Montessori “As pessoas educam para a competição e esse é o princípio de qualquer guerra. Quando educarmos para cooperarmos e sermos solidários uns com os outros, nesse dia, estaremos a educar para a paz”. Chico Xavier “Quando descobrimos que absolutamente nada é definitivo, inclusive a vida, compreendemos a inutilidade do orgulho, a tolice das disputas, a estupidez da ganância e a inocência das tolas mágoas.”

 

ELEITOR BRASILEIRO, PRECISAMOS PENSAR E DEFENDER UM BRASIL MELHOR PARA AS FUTURAS GERAÇÕES NAS URNAS.

SEJA A MUDANÇA VOTANDO CONSCIENTE EM CANDIDATOS QUE TENHAM COMPROMISSO COM A EDUCAÇÃO BASE DE TUDO. JUNTOS SEREMOS MAIS FORTES.

Alderico Sena – Especialista em Gestão de Pessoas e Aposentado aldericosena@gmail.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *