Comércio e varejo: Evento de varejo destaca inteligência artificial e novo comportamento do consumidor
Especialista Alberto Serrentino repercutiu em Salvador as principais tendências apresentadas no Big Show da NRF, referência mundial do setor de comércio
“Com a explosão da inteligência artificial e avanço da automação e robótica, estamos vivendo um novo momento, com salto de produtividade e empresas do varejo cada vez mais tecnológicas”. A declaração é do especialista em varejo, Alberto Serrentino, durante o evento “Pós NRF 2024”, realizado na quinta-feira (22/02), no auditório do Sebrae Bahia, que realizou o evento juntamente com a FCDL Bahia, CDL Salvador e Fecomércio-BA.
Os convidados foram recepcionados pelos presidentes Pedro Failla (FCDL Bahia), Alberto Nunes (CDL Salvador), Kelsor Fernandes (Fecomércio), e pelo superintendente do Sebrae Bahia, Jorge Khoury. Por quase duas horas, Serrentino falou sobre o momento do varejo brasileiro, economia, inteligência artificial, lojas físicas, novo comportamento do cliente, PIX e live commerce, entre outros.
Os assuntos foram destaque na maior feira do varejo mundial, o Big Show da NRF, edição de 2024, realizado em Nova Iorque (EUA), em janeiro, reunindo mais de 1.000 expositores e 178 painéis. Aproximadamente 2.500 brasileiros participaram, uma das maiores delegações do evento, que teve público total de 40 mil pessoas.
Inteligência artificial
O tema inteligência artificial foi o mais abordado. Serrentino explicou que com a explosão do setor, a automação e a robótica também avançaram. “Muito do varejo atual é orientado por dados, que são traduzidos por essa inteligência artificial. É importante ter em mente que esse software atua como um copiloto, que empodera profissionais e gestão. O melhor disso tudo é que, por ser uma novidade, existe um cenário fértil para experimentações”, ressalta.
Ele citou que a inteligência artificial é cada dia mais importante em processos do dia a dia do varejo. “Para o segmento de vestuário temos já no mercado uma inteligência artificial que fotografa e fragmenta a imagem da peça de roupa, não só introduzindo no estoque, como organizando a descrição por tamanho, cor, tudo automatizado”.
Outro momento de destaque no evento foi a menção ao live commerce, que é uma modalidade de vendas por meio de transmissões ao vivo pela internet. Segundo o especialista, esse formato representa 25% do comércio chinês. Serrentino mostrou que se trata de uma nova jornada do cliente, e que pode ser ainda mais capitalizado no Brasil.
Revolucionário
“Esse mercado é simplesmente revolucionário. É comum lojistas instalarem estúdios nos estabelecimentos para vendas no TikTok e outras redes sociais. Inclusive, essa tendência revolucionou a área da saúde, pois muitos médicos estão ofertando e realizando consultas nessas plataformas para seguidores ou pacientes que necessitam de atendimento. O sistema já é tão organizado que em muitos casos as entregas dos medicamentos são feitas em 30 minutos”, pontua.
Na reta final do evento, o palestrante convidado falou do avanço do Brasil no comércio e varejo, se igualando a outros países ocidentais no que diz respeito à tecnologia e metodologia de trabalho, também tratou do avanço da economia brasileira nesse contexto, lembrando que saiu o primeiro prognóstico positivo desde a chegada da pandemia em 2020, o fenômeno PIX e o conceito de lojas HUB, um novo olhar para os estabelecimentos físicos, mais focados em experiência e serviço.
Credito-Cesar-Villas-Boas