Téo Senna rebate Marta e diz que Salvador é referência em sustentabilidade: “Essa narrativa da oposição não vai colar”
O vereador Téo Senna (PSDB) rebateu, nesta quinta-feira (21), a vereadora Marta Rodrigues (PT) sobre questões de meio ambiente em Salvador e disse que a capital baiana é referência em sustentabilidade no país. A petista afirmou que Salvador ‘passa vergonha’ ao ir de encontro à agenda global ambiental.
O tucano, por outro lado, ressaltou que as ações da Prefeitura nos últimos anos colocaram Salvador como case de sucesso no país e destacou que a narrativa da oposição não vai colar. “Salvador hoje faz parte de grupos globais de cidades que, integradas, colaboram para enfrentar a crise climática, como o C40, o Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e Energia, o Cities4Forest do WRI e o MCR2030”, pontuou.
Senna enumerou que, nos últimos anos, somente na gestão de Bruno Reis, mais de 26 mil mudas de árvores já foram plantadas em Salvador. Além disso, o conjunto de ações da gestão municipal nas áreas de meio ambiente e sustentabilidade nos últimos anos garantiu a preservação de 26 mil quilômetros de Mata Atlântica na capital baiana. Também foram implantados ou recuperados diversos parques, a exemplo da Pedra de Xangô, em Cajazeiras, e da Lagoa dos Dinossauros, no Stiep.
O vereador lembrou, ainda, que esse trabalho voltado para a preservação do meio ambiente e a sustentabilidade rendeu prêmios a Salvador. Em outubro do ano passado, por exemplo, a capital baiana foi uma das cinco cidades do mundo ganhadoras do Prêmio Global para o Desenvolvimento Sustentável nas Cidades (Shangai Award), iniciativa liderada pela ONU-Habitat e pelo município de Shangai, na China.
O IPTU Verde foi escolhido entre as 100 melhores iniciativas urbanas do mundo pela C40. Entre as 100 melhores iniciativas da C40 no mundo, também aparece o programa Salvador Capital da Mata Atlântica. O programa ainda venceu o IX Prêmio Hugo Werneck de Sustentabilidade & Amor à Natureza. Além disso, Salvador já foi campeã do Prêmio Cidades Sustentáveis no eixo Mobilidade e vice-campeã em Saúde.
“Ou seja, o trabalho promovido pela Prefeitura é reconhecido no Brasil e no mundo. A oposição, sem nenhum argumento, tenta criar uma narrativa falaciosa. A questão ambiental e climática precisa ser tratada com seriedade, e a Prefeitura tem feito isso, com muito trabalho e ações eficientes. Essa narrativa da oposição não vai colar, porque é baseada somente em discurso vazio e não em fatos”, frisou.
Sobre a venda de terrenos, o vereador salientou que a Prefeitura tem transformado locais que não têm hoje nenhum uso público em investimentos para melhorar a vida das pessoas, principalmente daquelas que mais precisam. “São áreas que não são utilizadas pela população, áreas que as pessoas nem acesso tem. Os recursos são transformados em investimentos, como escolas, postos de saúde, novas vias e tantas outras ações, principalmente nos bairros mais carentes”, destacou.
Foto:Ascom/CMS