Presidente do Cosems será homenageada com título de cidadã baiana
Enaltecendo a carreira profissional e o trabalho desenvolvido pela presidente do Conselho Estadual de Secretários Municipais de Saúde da Bahia (Cosems), Stela dos Santos Souza, cuja atuação na Bahia coordenando ações de enfrentamento à crise sanitária causada pelo Coronavírus foi importantíssima para salvar muitas vidas, o deputado estadual Hassan (PP), que foi vice-presidente do Cosems no período 2017-2018 ao lado dela, propôs à Assembléia Legislativa da Bahia (Alba), através de projeto, homenageá-la com o título de cidadã baiana. Ex-secretária da Saúde do município de Jequié, onde lutou arduamente para organizar, expandir e aperfeiçoar o Sistema Único de Saúde (SUS), Stela Souza é carioca, nascida em Nova Iguaçu.
Ao justificar sua proposição, Hassan frisa que “com uma carreira marcada pela dedicação, competência e integridade, Stela Souza conquistou um espaço singular na Bahia, tornando-se uma referência em gestão de saúde”. O parlamentar lembra que no período em que a Bahia enfrentou uma das piores crises sanitárias da história da humanidade, causada pelo novo Coronavírus, Stela esteve à frente da coordenação dos municípios, dedicando-se ininterruptamente por conquistas em saúde. “Ela participou das tratativas em prol da ampliação de leitos e negociações com governo estadual e federal em busca de apoio para os municípios, obtenção de testes diagnósticos, EPI’s, equipamentos para UTI, sistemas de comunicação e, posteriormente, a vacinação”, aponta o deputado.
Hassan registra que “Stela Souza sempre fez do seu trabalho um meio constante de ajudar o próximo, e sua atuação com excelência foi reconhecida nos mais diversos municípios, sendo requisitada como gestora em outras localidades, a exemplo de Eunápolis, Itacaré, Itaparica e mais recentemente em Cabaceira do Paraguaçu”. O parlamentar relata ainda que, em 2015, Stela assumiu a presidência do Cosems, sendo reeleita mais quatro vezes. “Neste período, à frente da representação dos 417 municípios da Bahia, contribuiu significativamente para que gestores da saúde conseguissem expandir serviços e captar recursos para a saúde, a partir do embate e defesa dos interesses do povo baiano nas instâncias estadual e federal”.
Stela Souza é graduada em Administração em Recursos Humanos pela Faculdade de Tecnologia e Ciências de Jequié, com especialização em Gestão de Pessoas, pós-graduação lato sensu pela mesma faculdade. De acordo com Hassan, é importante destacar seu trabalho nessa instituição, como assistente acadêmica, onde contribuiu para a garantia da boa execução das atividades educacionais, proporcionando um ambiente de aprendizagem organizado e seguro.
Posteriormente, considerando a sua grande capacidade de gestão, Stela ocupou, em 2007, o cargo de secretária de Saúde do município de Jequié, lutando arduamente para organizar, expandir e aperfeiçoar o Sistema Único de Saúde (SUS). “Diante de seu empenho e trajetória de sucesso, foi convidada para participar de espaços de governança do SUS da Bahia, contribuindo para a expansão dos serviços de urgência, emergência e organização das ações durante o período de epidemia da dengue, em 2009, no Estado Bahia”, lembra o deputado.
Hassan salienta que Stela representa a Bahia no Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (Conasems); Conselho Nacional de Representantes Regionais de Saúde (Conares); Comitê Gestor Nacional dos Programas de Oncologia (Pronon e Pronas); é coordenadora Nacional de Regionalização do Conasems; representante nata do Conselho Estadual de Saúde e coordenadora adjunta da Comissão de Intergestores da Bahia.
O deputado Hassan testemunha que “ao ocupar espaços de gestão do SUS, Stela foi uma das responsáveis por estruturar projetos e negociações para a captação de recursos de suma relevância”. Além disso, completa, “contribuiu na escrita do Telessaúde Bahia, na negociação com o Ministério da Saúde para ampliação de recursos do teto de municípios da média e alta complexidade, bem como para a captação de recursos para as Obras Sociais Irmã Dulce e outras entidades filantrópicas”, relatou o parlamentar.
O autor da proposição afirma que “percebe-se que a atuação de Stela foi, e é, marcada por amor, empenho e dedicação à Bahia. Assim, a aprovação de título de cidadã baiana significa reforçar esse elo inabalável da homenageada com o nosso Estado, demonstrando gratidão por uma atuação que transcendeu fronteiras geográficas e fortaleceu a luta por uma sociedade em que a saúde pública, bem jurídico fundamental, fosse pensada prioritariamente pelo poder público. É imprescindível reconhecer o empenho e trabalho desta mulher que escolheu a nossa terra, com todas as dificuldades e desafios existentes, para trabalhar e fazer a diferença na vida dos baianos”.
Filha de Manoel Antônio dos Santos e Geralda Teixeira dos Santos, Stela nasceu em Nova Iguaçu, estado do Rio de Janeiro, no dia 25 de abril de 1957. Tendo a família como seu bem mais precioso, Stela foi abençoada tornando-se mãe de Edvaldo Braz de Souza Neto, Betânia dos Santos Souza e Rafael dos Santos Souza, além de avó de Maria Stela Oliveira de Souza (Stelinha) e Isabela Santos Batista (Bela).
Foto – Euro Amâncio