Políticas públicas de esporte dominam reunião do Consórcio Nordeste, realizada nesta terça-feira, 16, em Recife
A pauta do esporte foi o ponto focal de reunião de dirigentes dos departamentos e secretarias de esportes dos governos dos estados que compõem o Consórcio Nordeste, realizada na manhã desta terça-feira, 16, em Recife, Pernambuco
O estado da Bahia esteve representado pelo gestor Vicente Neto, diretor-geral da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre). Na oportunidade, foram tratados temas como “Políticas Públicas de Incentivo ao Esporte e Lazer: Estratégias e Iniciativas”, “Investimentos e Financiamentos: Estratégias de descentralização e captação de recursos”, além de projetos de cooperação regional.
Na opinião do gestor baiano, o encontro foi muito positivo, alcançando o seu objetivo, que é estabelecer um diálogo permanente em torno da construção de políticas públicas regionais, mapeando as melhores práticas e definição de ações conjuntas.
“Por guardar uma realidade socioeconômica e também uma cultura muito similar, acredito que a pauta defendida de maneira regionalizada ganha força, ampliando a chance de ser implementada com mais eficácia”, afirmou Vicente Neto.
O que é o Consórcio – Criado em 2019, o fórum é um instrumento jurídico, político e econômico de integração dos nove estados da região Nordeste do Brasil. É uma iniciativa criada para atrair investimentos e alavancar projetos de forma integrada, constituindo-se, ao mesmo tempo, como uma ferramenta de gestão que esteja à disposição dos seus entes consorciados, e como um articulador de pactos de governança.Dentre as possibilidades abertas com a criação do Consórcio, estão a realização de compras conjuntas, a implementação integrada de políticas públicas e a busca por cooperação, também em nível internacional.
16/04/2024
Ascom Sudesb
Hilda Fausto – DRT 1748