ColunistasDestaques

QUEM QUER RESPEITO SE RESPEITA

A CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL GARANTE AO CIDADÃO: ART. 1º I – A CIDADANIA II A SOBERANIA E O PARÁGRAFO ÚNICO “TODO O PODER EMANA DO POVO”.
“QUEM NÃO LÊ, MAL FALA, MAL OUVE E MAL VÊ.” 
O CONHECIMENTO TORNA O HOMEM INADEQUADO PARA SER ESCRAVO”. Frederick Douglass
Só poderemos formar bons cidadãos ensinando as crianças desde as primeiras letras a serem bons cidadãos, considerando que educação vem de berço e a educação não é despesa é investimento!
A inversão de valores atingiu uma dimensão tão abrangente que o vírus contaminou a sociedade e os poderes. O Brasil precisa de novos rumos e valores, iniciando-se na família e na escola, considerando que o ELEITORADO ainda não ‘ABRIU OS OLHOS” para o ALERTA do Mestre Educador Darcy Ribeiro “A crise da educação no Brasil não é uma crise; é um projeto”.
A sociedade é cruel com ela mesma, considerando que o sistema da ambição, poder e capital é cruel, que usa uma população desinformada como “servidões”, causa das tragédias com o meio ambiente, devido à falta de investimentos na educação do povo. Anísio Teixeira escreveu: “só existirá democracia no brasil no dia em que se montar no país a máquina que prepara as democracias. Essa máquina é a da escola pública.”
A crise do Brasil não é econômica, e sim educacional, moral e social. Esses são os verdadeiros fatores da degradação do Meio Ambiente, da violência generalizada e do retrocesso sócio econômico predominante em todos 5 BRASIS EM UM. (Sul, Sudeste, Centro Oeste, Norte e Nordeste).
Exercício de cidadania é preciso. A OSCIP Rio Limpo, criada em 2009 tem por objeto defender a preservação e a revitalização dos Rios, onde convida pais, alunos, professores, comunidade de Lauro de Freitas e cidades circunvizinhas para participarem da CAMINHADA a ser realizada no dia 08 de junho (sábado) em comemoração ao dia mundial do meio ambiente.  A concentração será na Praia de Buraquinho, às 08 horas, na Cabana do COTOCO. Saída às 09 horas, pelo calçadão da Praia, passando por Vilas do Atlântico até o Parque Ecológico de Ipitanga.  
A OSCIP RIO LIMPO, faz um alerta aos Ministros da Educação, Meio Ambiente, secretários estaduais e municipais quanto aos crimes ambientais contra os rios Joanes, Ipitanga e outros, bem como a necessidade da implantação das matérias: educação associativa e ambiental nas escolas visando ensinar os alunos e futuros profissionais a percepção da responsabilidade, respeito e solidariedade coletiva para com a natureza visando um planeta mais sustentável. 
A Hora é de pensar nas futuras gerações. De projetar, com a régua e o compasso da democracia, o tipo de país que queremos construir para nossos filhos e netos. A hora de colocar mãos à obra para vencer a distância entre o sonho e a realidade. A partir das próximas eleições, deem a importância básica ao voto, porque é na área do governo que se decidem os destinos do país e as condições de vida da população.

Essa verdade está clarificada na conhecida observação de BRECHT:
“O pior analfabeto é o analfabeto político. Ele não sabe que o custo de vida, o preço da educação, saúde, segurança, do feijão, da farinha, do aluguel, do sapato, remédio, combustíveis, enfim tudo, dependem das decisões políticas”.
 
O momento é de reflexão de todos sobre o brasil do futuro, pensando e elegendo políticos que possuam (três) C: caráter, competência e comprometimento com as causas coletivas, priorizando a educação, o meio ambiente do município, estado e país, visando um brasil melhor para todos.
 
O BRASIL ESTÁ PEDINDO SOCORRO AO SER HUMANO. ME SALVE! “Para um país que quer ser respeitado, no exterior, e manter uma posição firme e inabalável no interior de suas fronteiras, não existe bem mais precioso a ser resguardado e cultivado de justiça da nação. É no sentimento de justiça sadio e vigoroso de cada indivíduo que o Estado encontra a fonte mais abundante de sua própria energia, a garantia mais segura de sua existência tanto no exterior como no interior.

“O sentimento de justiça é a raiz da grande árvore. Se a raiz não for boa, se ficar ressequida em meio às pedras e à areia estéril, a árvore não passará de uma figura ilusória, e a primeira tempestade a derrubará.” Ilustre Professor alemão, Rudolf Von Ihering
 
Quem quer respeito se respeita.
“Mudar: dói. Continuar como está: doí escolha uma das dores e pare de reclamar.” Quem não luta pelos seus direitos não é digno deles”. Rui Barbosa
 
A mudança está na consciência política de cada eleitor na urna em outubro. Querer é poder!
“Preservar a natureza é Preservar a vida.”
 
Alderico Sena Aposentado, Especialista em Gestão de Pessoas, Colaborador da OSCIP Rio Limpo e Coordenador de Pessoal da Assembleia Estadual Constituinte de 1989 – site: aldericosena.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *