ALBA lança livro sobre história de Cachoeira
A Assembleia Legislativa lança amanhã (28/05), a partir das 17h, o livro Cachoeira e seu Município – Escorço Físico, Político, Econômico e Administrativo, na Academia de Letras da Bahia. A publicação traz textos do historiador Pedro Celestino da Silva, originalmente publicados nas revistas do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia (IGHB), em 1937 e 38. A organização e atualização da obra foi realizada pelo também historiador Manoel Passos Pereira.
Trata-se de uma obra de fôlego, com quase 500 páginas, subdividida em duas partes. A primeira parte conta os primórdios da formação da cidade, desde a criação da Capitania da Bahia, por carta de doação a Francisco Pereira Coutinho, em 1534. Ele descreve as dificuldades das primeiras povoações às margens do Rio Paraguaçu e o estabelecimento do porto da Cachoeira. O autor se detém em minúcias sobre a geografia em que se instalou o município, algo que remete aos Sertões, de Euclides da Cunha.
FONTE HISTÓRICA
Manoel explica que o principal objetivo do livro é reconhecer a importância de Pedro Celestino como historiador regional. Para ele, trata-se de uma “fonte histórica necessária, talvez até obrigatória, para as presentes e futuras pesquisas que envolvam a história da Bahia”. Ainda segundo o organizador, o autor “chega a contemporaneidade como um intelectual que se dedicou a decifrar a história de uma sociedade conservadora que ajudou a construir o que denominamos de civilização brasileira”.