Otto Alencar figura, mais uma vez, em lista que destaca atuação de parlamentares no Congresso Nacional
Pela 6ª vez consecutiva, líder do PSD no Senado compõe quadro do Elite Parlamentar
O senador Otto Alencar (PSD-BA) figura, pela sexta vez consecutiva, na lista do Elite Parlamentar, um levantamento anual produzido pela empresa de consultoria Arko Advice, há quase três décadas, e que destaca os parlamentares com maior influência no Congresso Nacional. Em 2024, dos 513 deputados federais e 81 senadores, 117 são citados no estudo como “elite” do cenário federal, sendo que dos 16 partidos listados, quatro (PL, PT, PP e PSD) lideram o ranking com os parlamentares mais influentes do Congresso.
O PSD, legenda com maior bancada no Senado (15) e que tem como líder o senador Otto Alencar, traz 12 senadores no levantamento deste ano. Dentre os indicados da seleta lista das duas principais casas legislativas do país, 75 são deputados e 42 senadores, todos com alto poder de atuação, mediação e liderança. Este ano, o senador Otto Alencar é um dos 56 parlamentares citados na lista como “lideranças formais”, que têm postos de liderança na Câmara dos Deputados ou Senado, como líderes e vice-líderes de partidos ou blocos; presidentes de comissões ou até mesmo que têm a relatoria de matérias de grande importância no Congresso Nacional, como foi o caso do PL do Hidrogênio de Baixo Carbono, que teve o senador Otto como relator. A Arko também destaca o grande poder de articulação do parlamentar, médico de profissão e que há 9 anos atua no Senado Federal. Otto também já foi deputado estadual, vice-governador e governador da Bahia.
Na lista do Elite Parlamentar 2024 as regiões Nordeste e Sudeste são as que mais têm parlamentares e três estados lideram o número de indicados: São Paulo no topo com 17 parlamentares, seguido do Rio de Janeiro e Bahia com 11 nomes. “É uma grande honra ser reconhecido novamente entre os parlamentares mais influentes do país. Isso reflete o trabalho dedicado e comprometido que temos feito para melhorar a vida dos brasileiros e dos baianos”, finalizou o líder do PSD no Senado.
Foto: Luís Carlos Campos Sales