Companhias da Barra e da Pituba iniciam uso das Câmeras Corporais Operacionais
Treze unidades da Polícia Militar, em Salvador e na RMS utilizam os equipamentos de proteção individual.
As guarnições das 11a (Barra) e 13a (Pituba) Companhias Independentes da Polícia Militar (CIPMs) iniciaram na terça-feira (30), a utilização das Câmeras Corporais Operacionais (CCOs). Duzentos e vinte equipamentos serão usados pelos efetivos das duas CIPMs.
Treze unidades da Polícia Militar, em Salvador e na RMS utilizam os equipamentos de proteção individual. Ao todo já são 1.300 CCOs empregadas nas Forças Policiais.
Utilizam as câmeras os efetivos das 1a (Pernambués), 9a (Pirajá), 10a (Candeias), 11a (Barra), 13a (Pituba), 15a (Itapuã), 23a (Tancredo Neves), 37a (Liberdades), 39a (Boca do Rio), 49a (São Cristóvão) e 52a (Lauro de Freitas) CIPMs, além da 1a CIA do Batalhão de Polícia Rodoviária e do 18° BPM (Centro Histórico de Salvador).
Utilização do equipamento
As câmeras corporais promovem um registro transparente e inviolável da atuação das Forças da Segurança. Os equipamentos gravam de forma ininterrupta, após retirada da base de carregamento e colocação na farda.
As CCOs são destinadas ao uso exclusivo no serviço operacional pelo profissional devidamente capacitado, sendo vedada a sua utilização para captação de imagens e áudios que não sejam de interesse da Segurança Pública.
As câmeras agregam também mais transparência, qualidade e segurança ao trabalho dos agentes, fortalecendo o lastro probatório e o aprimoramento contínuo dos profissionais das Forças de Segurança.
Fotos: Rafael Rodrigues/ Ascom SSP