Nacional

FPC apresenta experiência da Biblioteca de Extensão no 1° Encontro MOVCEUs realizado pelo MinC

Na oportunidade, o Governo Federal entregou 36 vans MovCEU – equipamento cultural itinerante para comunidades de baixa renda; A Bahia será contemplada

Nesta terça-feira (27), o Governo Federal entregou 36 vans do projeto MovCEU, destinadas a territórios afastados dos grandes centros urbanos. Veículos reúnem estúdio para produção audiovisual, biblioteca, óculos de realidade virtual, entre outros. A entrega aconteceu durante o 1º encontro de MOVCEUs, promovido pelo Ministério da Cultura (MinC), realizado nos dias 27 e 28 de agosto com gestores de municípios selecionados para receberem os equipamentos e adequar a utilização e oferta de atividades artísticas e culturais.

O evento contou com a participação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, com a apresentação de duas vans do MovCEU — equipamento cultural itinerante. O projeto é uma das modalidades do programa federal Territórios da Cultura, e tem o objetivo de levar arte a pequenas cidades, assentamentos rurais e populações tradicionais em territórios afastados dos centros urbanos ou em áreas periféricas.

Na ocasião, a Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA), esteve representada pela Fundação Pedro Calmon (FPC), que apresentou a  experiência da Bibliotecas de Extensão (BIBEX) com Tamires Neves Conceição, diretora de Bibliotecas Públicas da FPC/SecultBA. Durante mesa a representante da FPC destacou que “equipamentos culturais itinerantes são ações extensionistas que permitem aos estados ampliarem a sua atuação no campo da cultura e da educação com a comunidade, por meio de atividades formativas e lúdicas que auxiliam na democratização do acesso à informação, mediando o livro, a leitura e a escrita”.

“Esse equipamento vai cumprir essa função de conectar, de prover, principalmente para essa nova geração do Brasil que precisa acessar a cultura” Margareth Menezes, ministra da Cultura.

“O Brasil tem milhões de mulheres e homens, crianças e idosos que vivem longe dos centros urbanos, muitas dessas cidades sem equipamentos culturais, como teatros e cinemas. Os 36 MovCEUs entregues hoje são equipamentos culturais itinerantes, destinados a municípios com menos de 20 mil habitantes e às localidades que mais precisam. Vamos levar acesso à cultura aos quatro cantos do nosso país.”, declarou Lula, por meio da rede social X (ex-Twitter).

A ministra da Cultura, Margareth Menezes, avaliou que a iniciativa representa uma virada de chave para o setor. “Vamos colocar a possibilidade da cultura chegar àqueles lugares mais ermos, onde as pessoas nunca tiveram acesso. Esse equipamento vai cumprir essa função de conectar, de prover, principalmente para essa nova geração do Brasil que precisa acessar a cultura”, disse. Ela também pontuou que o Governo Federal pretende construir 300 equipamentos culturais até 2027, com investimento de R$ 600 milhões.

Ao todo, 36 veículos estão sendo entregues a 23 municípios nessa etapa do projeto. Cada um demandou investimento de R$ 615 mil, com recursos do Fundo Nacional de Cultura (FNC). Os outros municípios são: Xapuri (AC); Codajás (AM); Ibipeba e Pé de Serra (BA); Alto Santo (CE); Muqui (ES); Ubaí e Santa Fé de Minas (MG); Vila Bela da Santíssima Trindade (MT); São Félix do Xingu (PA); Juazeirinho (PB); Inhuma e São Pedro do Piauí (PI); Jardim Alegre (PR); Paraty (RJ); Serrinha dos Pintos (RN); Cantá (RR); Pontão (RS); Correia Pinto (SC); Monte Alto (SP) e Colinas do Tocantins (TO).

Os veículos foram projetados para locais com famílias de baixa renda em municípios com menos de 20 mil habitantes e que tenham dificuldade na construção de equipamentos públicos, seja em áreas rurais ou urbanas, e em especial os locais ocupados por povos e comunidades tradicionais.

*Com informações Agência EBC

*Foto – Filipe Araújo/MinC

*Foto MovCEU – Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *