Feira da Diversidade leva serviços de saúde e cidadania à comunidade LGBTQIAPN+
O estacionamento do campus de Ondina da Universidade Federal da Bahia (Ufba) recebe, até amanhã, a Feira da Diversidade, uma versão especial da Feira Saúde Mais Perto, organizada pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), em parceria com as Voluntárias Sociais da Bahia, e voltada ao público LGBTQIAPN+. A iniciativa acontece das 8h às 17h, com uma gama de serviços de saúde e cidadania e faz parte da Semana da Diversidade, uma ação do Governo da Bahia.
“Esse é um governo de todos e para todos, e os cuidados com a saúde precisam alcançar todas as pessoas e comunidades. Sabemos das dificuldades que as pessoas LGBTQIAPN+ possuem para, efetivamente, acessar determinados serviços, pela falta de acolhimento, pelo medo de serem rejeitadas ou alvo de preconceitos. A Feira da Diversidade tem o papel não só de cuidar dessas pessoas como também de contribuir para que o público em geral possa conhecer e entender melhor a comunidade LGBTQIAPN+”, afirma a secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana.
Os serviços oferecidos incluem ultrassonografia (região inguinal, pélvica, transvaginal, abdômen total, parede abdominal, tireoide, vias urinárias, próstata via abdominal e partes moles), eletrocardiograma, mamografia (para mulheres de 40 a 69 anos, mamas virgens, sem cirurgias, cicatrizes ou próteses), consultas com nutricionista, exame preventivo, odontologia completa, laboratório de coleta, testagem rápida de ISTs e vacinação. São previstos mais de 5 mil atendimentos nos dois dias da ação.
As pessoas atendidas na edição especial da Feira Saúde Mais Perto ainda recebem encaminhamentos para a rede estadual a partir das necessidades identificadas. O SAC Móvel também está disponível para emissão de RG (primeira e segunda via) e antecedentes criminais.
“A garantia de acesso à saúde para a comunidade LGBTQIAPN+ é realizada aqui com muito cuidado, respeitando as diferenças, com profissionais capacitados para acolher o público com um serviço de qualidade”, explica Edvaldo Gomes, coordenador da Feira Saúde Mais Perto.
O evento conta ainda com um palco com apresentações culturais com drag queens para o público presente. Uma das artistas a se apresentar nesta terça-feira (3), primeiro dia da feira, foi Camila Parker. “É uma semana toda de projetos apoiados pelo Governo do Estado que abraçam a causa e dão oportunidade para que as pessoas saibam exatamente o que está acontecendo com a comunidade LGBT, nossas conquistas, nossas vitórias, independentemente das estatísticas serem tristes. O que nós queremos apenas é sermos felizes, de olharmos pro lado e amarmos quem quisermos. E é importante quando temos políticas públicas que reconhecem toda a nossa trajetória, todas as nossas conquistas, o tamanho de todas nossas vitórias diárias. A família LGBT agradece todo o apoio do Governo do Estado à Semana da Diversidade”, declarou Camila.
O público que aguardava ser chamado para atendimento curtiu as apresentações culturais. A bailarina Raquel Souza, de 28 anos, cantarolava antes de realizar procedimentos odontológicos. “É uma feira muito importante para a população, principalmente, sendo gratuita. A saúde está em primeiro lugar e é um evento que contribui não só pra população da diversidade, como também em geral, que sofre tanto. É um acolhimento para toda comunidade LGBTQIAPN+ e também para a comunidade preta e periférica que não pode estar pagando por uma mamografia, um dentista”, opinou Raquel.
A auxiliar de serviços gerais Graciele Santos, 43, também gostou dos shows, que não foram surpresa para ela, que esteve na versão 2023 da feira. “É muito bom para as pessoas que não têm oportunidade de pagar um plano. Neste ano, vim só para o dentista e os shows são bons para a gente poder aproveitar tudo”, disse.
Os estudantes da Ufba também aproveitaram. João Felipe Santos, 25, soube pela internet da realização da Feira da Diversidade e buscou atendimento após terminar a aula. “É muito importante a propagação da saúde pública para estudantes e população em geral. E pensar na diversidade, na população LGBT, que pode fazer exames que muitas vezes lhes são negados. Não sabia que teria tanta coisa aqui, poderia ter mais vezes”, disse ele, que aguardava atendimento odontológico, após realizar exame de sangue, e ainda iria imunizar-se.
Para ter acesso aos serviços oferecidos pela Feira Saúde Mais Perto, é necessário apresentar o cartão do SUS e RG. No caso de exames de ultrassonografia, ECG, raio-x e exames laboratoriais, é preciso apresentar a solicitação médica.
Em 2024, mais de 400 mil atendimentos já foram realizados em edições da Feira Saúde Mais Perto em 74 municípios do estado.
Fotos: Marcio Rocha/Saúde GovBA