NoticiandoVariedades

Imortal Torres Cruz lança novo livro ‘A poesia da matemática’

“De fato, uma festejada obra desde a concepção até os vários desdobramentos”. Taurino Araújo, crítico literário

Salvador –  No próximo dia 12 de setembro, quinta-feira, das 17h às 20:30, o escritor Décio Torres Cruz, imortal da Academia de Letras da Bahia, cadeira 19, estará lançando seu novo livro de poemas, A poesia da matemática, publicado pela Caravana Grupo Editorial de Ouro Preto, na Livraria Vila Shopping Cidade de São Paulo —avenida Paulista 1230 (piso 3) Bela Vista, São Paulo, Capital.

Sobre o livro

Na escola, muitas vezes ouvimos alguém dizer que se dá bem com letras e palavras, mas não com números, ou vice-versa. É raro encontrar alunos que são ou foram bons nos componentes curriculares de português, literatura e matemática e que gostam ou gostavam dessas áreas sem distinção. Geralmente, elege-se a preferência por uma matéria em detrimento da outra. A função deste livro é exatamente demonstrar que letras e números convivem pacificamente e que há muito mais relação entre poesia e matemática do que sonha nossa filosofia dos números e das palavras.

A poesia da Matemática é composto de 46 poemas que abordam temas relacionados à Matemática. Dividido em 12 partes, cada uma destas divisões vem precedida de uma fotografia de autoria do próprio autor. Propositadamente não identificadas, as fotos convidam o leitor a entrar no jogo polissêmico e tentar descobrir a sua relação com algum elemento abordado nos poemas da seção.

O livro é destinado a todos que gostam de poesia e de matemática (ou que tiveram problemas com esta disciplina), àqueles que ainda se encontram na escola e também às pessoas que já concluíram seus estudos e estejam curiosos para saber como se estabelecem as relações entre estas duas áreas de conhecimento. De maneira lúdica e instigante, o livro contribui para um maior entendimento e interação com elas.

Em enquete feita pelo autor nas redes sociais antes do lançamento do livro, a maioria das pessoas demonstrou ter tido problemas na escola na sua relação com matemática, muitos deles atribuindo sua dificuldade aos professores e suas metodologias, ou seja, o modo como esse componente era ensinado. De forma lúdica, o livro pretende desmistificar a nossa relação com os números e seus conceitos.

Apesar de seu tema central ser dedicado às diversas facetas e divisões da matemática, de forma sutil, o livro questiona o machismo e o eurocentrismo atribuído às descobertas nesta área ao abordar, de modo sério e ao mesmo tempo jocoso, a história multicultural dos elementos que a compõem, a presença das mulheres nesta área (equivocadamente, sempre associada ao universo masculino), estabelecendo relações com outros temas e áreas transversais, como a dança, a música, a gramática, a filosofia e a literatura.

Como escreveu o editor Leonardo Costaneto na apresentação, “neste seu novo livro, Décio Torres Cruz irmana a beleza da palavra certa ao lirismo que há na matemática, com sua complexidade e história, o que talvez nos afaste dela por vezes, assim como da própria literatura, linguagem universal dos homens, que sonham e fabulam. […] E aqui temos, em A poesia da matemática, um passeio pelos jardins do mundo antigo que convida o novo a nele se misturar, na medida em que cruzamos a ponte dos milênios em direção ao divino que reside na literatura, na música, nas artes; na perfeição da matemática que eleva aos deuses. Aqui, no alto da Acrópole, diante do Partenon, obsto ante tanta beleza e sei que nada disso existiria somente pelas palavras, pois a matéria que ergue tanta maravilha foi tramada, antes, com números, números que viraram forma pela força do engenho dos homens. Aqui, em suma, presto reverência aos deuses e venho oferecer a eles algo precioso, a poesia de Décio Torres Cruz.”

Sobre o autor:

Décio Torres Cruz é escritor, crítico literário e professor. Membro da Academia de Letras da Bahia, cadeira 19, da Academia Contemporânea de Letras de São Paulo e da Casa do Poeta de Alagoinhas. É Ph.D. em literatura comparada pela State University of New York, com pós-doutorado em Londres, mestre em teoria da literatura, especialista em tradução e bacharel em letras (UFBA). Além de livros de contos e poemas, possui diversas publicações no Brasil, nos EUA, na Inglaterra, na Holanda e na Itália nas áreas de literatura, cinema, tradução, estudos culturais, pós-colonialismo e ensino de inglês. Autor, dentre outros, de Histórias roubadas (2022) e Paisagens interiores (2021). Dentre outros prêmios recebidos, destaca-se o Prêmio Stella Leonardos de Poesia da Academia Carioca de Letras (2023). Contribui com ensaios e artigos para o Caderno 2 do jornal A Tarde e possui a coluna literária “Entre prosa e verso” no portal Entretextos.

A poesia da Matemática está à venda no site da editora Caravana https://caravanagrupoeditorial.com.br/produto/a-poesia-da-matematica/

INTERAÇÕES RECENTES:

La Poesia de La Matemática foi um dos destaques da mesa sobre a variedade regional da literatura brasileira em promoção da Caburé Libros na capital dos “gardelitos”. O professor satirodiense foi um dos destaques do lançamento coletivo dos autores brasileiros e argentinos, unindo-se a editora Caburé à Caravana, registrou o Tempo Presente de A TARDE, 28 de agosto de 2024;

A obra foi inicialmente lançada em Salvador no mês de maio deste, ano e também na Ciudad Autónoma de Buenos Aires, no mês de agosto. Muito ativo nas redes sociais e na cultura baiana, o imortal Décio Torres tem debatido A poesia da matemática, em diversos espaços, a exemplo do Tradicional Gabinete Português de leitura, no qual esteve em julho passado relançando o livro e proferindo aula magistral sobre a obra da portuguesa Teolinda Gersão conhecida no Brasil integrando uma programação dentro do projeto “Historart”, dando sequência ao já habitual incentivo às manifestações culturais.

O objetivo foi o de convidar a comunidade e a crítica literária especializada para apreciação de “notas sobre a literatura contemporânea em língua portuguesa”, destacando, desta vez, o trabalho de Décio Torres, crítico, professor e escritor nascido no município baiano de Sátiro Dias.

A aula apresentada por Décio Torres no Gabinete Português de leitura se encontra em livro publicado pela Universidade de Massuchessetts dedicado a Teolinda Gersão, organizado pelo Prof. Dr. José Ornelas e publicado na Revista “Portuguese Cultural Studies” desta universidade em 5 de março de 2024 Volume 8 • Issue 1 • Teolinda Gersão

VEJA O ARTIGO COMPLETO AQUI: https://openpublishing.library.umass.edu/p/article/id/2083/

Taurino Araújo, Soraya Araújo, Décio Torres e sua animada e atenta audiência no Gabinete Português de Leitura em Salvador.
O imortal Décio Torres Cruz, Cadeira 19 da Academia de Letras da Bahia
A escritora Teolinda Gersão
Décio Torres em Aula Magistral no templo da tradição lusófona: O Gabinete Português de Leitura, em Salvador.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *