Sem casos graves de atendimento em saúde, abertura do ‘Canta Bahia’ em Feira de Santana é marcada por fé e cultura de paz
Fé, solidariedade, saúde e cultura de paz marcaram a noite de abertura do festival gospel “Canta Bahia”, que acontece nesta sexta-feira (20) e sábado (21), em Feira de Santana. Realizado pelo Governo do Estado, por meio da Superintendência de Fomento ao Turismo da Bahia (Sufotur), com apoio da Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab), o evento reúne grandes nomes da música evangélica em shows gratuitos ao lado do Boulevard Shopping, na Av. João Durval Carneiro.
Ao prestigiar o festival neste primeiro dia de programação, a secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana, destacou o caráter democrático das ações do Governo do Estado, que contemplam o povo baiano de todos os credos, e reforçou o compromisso da Sesab no bem-estar da população.
“É uma alegria trazer um evento dessa importância para Feira de Santana pela segunda vez. Eu rodei pelo espaço, pude ver jovens e crianças em momentos de louvor com a família, é uma festa linda. A promoção desse tipo de atividade é importante, seja a religião, cultura, ou esporte. É algo que faz bem, que é saudável e melhora a qualidade de vida e o bem-estar das pessoas. Ficamos felizes porque a gente vê que as pessoas aqui estão plenas e realizadas com sua fé e o Governo do Estado respeita todas as religiões”, afirmou a secretária Roberta Santana, que durante na oportunidade também aproveitou para inspecionar o módulo assistencial da Sesab montado no local para atendimento de urgências e emergências.
Balanço de atendimentos
Em uma noite sem registros de gravidade em saúde, o módulo assistencial instalado no “Canta Bahia” contabilizou apenas sete atendimentos: três por cefaléia, um por tontura, um por alergia, um por lesão cutânea e outro por dor lombar. Todos os pacientes atendidos tiveram alta imediata.
“Ficamos felizes pelo fato deste primeiro dia ter transcorrido sem casos de maior gravidade e desejamos que permaneça assim durante todo o festival. A gente sempre espera que tudo ocorra sem incidentes, mas estamos preparados para prestar atendimento de qualidade em uma estrutura adequada para o suporte da população, em caso de necessidade”, pontuou a secretária Roberta Santana.
Montada para prestar atendimento imediato a eventuais intercorrências de saúde durante o Canta Bahia, a estrutura da Sesab conta sete leitos, sendo dois com poltronas e cinco com macas, uma delas destinada à Sala Vermelha para casos críticos. Está à disposição ainda uma ambulância padrão UTI móvel, equipada para suporte avançado de vida.
Para atender ao público do festival, foi destacada uma equipe formada por 8 profissionais assistenciais, incluindo médicos, enfermeiro, técnicos, assistente social e condutor da ambulância; além de um profissional administrativo para suporte logístico e um engenheiro clínico para garantir o funcionamento adequado dos equipamentos.
Caso haja necessidade, os pacientes que demandarem cuidados de maior complexidade serão transferidos para o Hospital Geral Clériston Andrade e o Hospital da Criança. O atendimento ocorre da abertura dos portões até o fim da programação do festival, que no segundo dia vai das 16h de sábado (21) até 5h de domingo (22).
Bahia Sem Fome
Espaço de louvor, mas também de solidariedade, o festival conta ainda com um ponto de arrecadação de alimentos não perecíveis que serão revertidos para o Bahia Sem Fome, programa do governo estadual cuja meta principal é assegurar alimentação de qualidade às pessoas em situação de vulnerabilidade.
Fotos: Jamile Amine / Saúde GovBA