Exclusivo: Baiana está entre pesquisadores britânicos que testam vacina contra o Covid-19
Uma brasileira, baiana de Jacobina, está entre os pesquisadores britânicos que estão produzindo a primeira vacina para o novo coronavírus (Covid-19). O trabalho cientifico é comando pelo Jenner Institute, da Universidade de Oxford (Reino Unido), associado à empresa farmacêutica AstraZeneca (AZN.L), com o apoio do governo inglês.
Nascida no Hospital Antônio Teixeira Sobrinho, no município de Jacobina, interior da Bahia, a brasileira Alessandra Silva Coley, 28 anos, se formou em bioquímica e biologia pela Keele University, universidade pública do Reino Unido.
O centro de estudos contra o novo coronavírus fica na Universidade de Oxford, mas, na Inglaterra, foram criados alguns núcleos que estão trabalhando nas diversas fases de desenvolvimento da vacina. A biomédica Alessandra Coley pertence ao núcleo de Birmingham, no Midland, centro da Inglaterra.
A vacina experimental, conhecida como ChAdOx1 nCoV-19, é uma das pioneiras na corrida global para fornecer proteção contra o novo coronavírus.
Fora da Inglaterra, o Brasil será o primeiro país do mundo que iniciará os testes com 2.000 voluntários ao todo, no Rio de Janeiro e em São Paulo.