Governo da Bahia abre programação da Casa do Governo na FLICA 2024
Nesta quinta-feira (17), a Casa do Governo, localizada na Fundação Hansen Bahia, deu início à sua participação na Festa Literária Internacional de Cachoeira (FLICA) 2024 com uma série de atividades culturais que envolvem diversas secretarias e órgãos do Estado da Bahia. O primeiro dia de programação foi marcado por apresentações musicais, rodas de conversa, oficinas e lançamentos literários, refletindo a riqueza da diversidade cultural baiana.
A abertura oficial, às 11h, contou com a presença da Banda de Música da Polícia Militar da Bahia, sob a regência do maestro Wanderley, representando a Secretaria de Segurança Pública (SSP). O momento foi seguido pela apresentação do Coro Sinfônico da PMBA, que encantou o público com clássicos da música brasileira.
Destaque também para as intervenções poéticas, com a “Janela Poética”, organizada pela Secretaria de Educação (SEC), que deu espaço para a poesia como forma de reflexão sobre a importância da literatura no cotidiano dos baianos. Ao longo do dia, o público pôde participar de uma oficina de tranças nagô, promovida pela Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (SEPROMI), além de uma aula de yoga, promovida pela Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM).
Mais uma vez, abrimos a Casa do Governo neste importante evento literário do Norte e Nordeste, reforçando nossa presença no cenário cultural do Brasil”, destaca Vladimir Pinheiro, Diretor Geral da Fundação Pedro Calmon/Secultba, responsável pela coordenação da Casa. Ele ressalta ainda a ampliação da participação de secretarias, trazendo uma diversidade ainda maior de ações e entregas. “Estamos apresentando políticas públicas e iniciativas que dialogam diretamente com as juventudes e com o público em geral, sempre com uma abordagem lúdica, artística e cultural. Convido todos a visitarem a Casa do Governo durante a Flica, onde poderão conferir uma importante amostra do que o Governo do Estado tem realizado em prol da juventude, especialmente no campo da política de livro e leitura.”
No âmbito literário, a Fundação Pedro Calmon (FPC) trouxe o lançamento do livro Um Homem Chamado Dorgon, de Jackson Preto, às 15h. A obra foi lançada no Espaço FPC, reforçando o compromisso do governo com a valorização da produção literária local.
Encerrando as atividades do dia, a Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB) ofereceu uma animada oficina de Heels Dance com Talita Lima, no salão da Casa do Governo, atraindo participantes de todas as idades.
A programação da Casa do Governo na FLICA 2024 seguirá até o dia 19 de outubro, oferecendo ao público uma vasta gama de atrações que combinam arte, literatura, e educação, fortalecendo a presença do governo no fomento à cultura e ao desenvolvimento social.
Atividades de destaque do primeiro dia:
* 11h: Abertura oficial com a Banda de Música da PMBA
* 14h: Oficina de Tranças Nagô (SEPROMI)
* 15h: Lançamento do livro Um Homem Chamado Dorgon (FPC)
* 15h: Oficina de Cultura da Infância, jogos teatrais e músicas populares com Raumi Souza (CCPI)
* 16h: Oficina de Heels Dance com Talita Lima (FUNCEB)
A Casa do Governo segue aberta ao público durante todos os dias da FLICA 2024, com exposições, oficinas e debates que celebram a diversidade cultural da Bahia.
A Flica 2024 é uma realização da Fundação Hansen Bahia (FHB), em parceria com a Prefeitura de Cachoeira, LDM (livraria oficial do evento), CNA NET (internet oficial do evento) e conta com o apoio da Governo do Estado da Bahia, através da Bahia Literária, ação da Fundação Pedro Calmon/Secretaria de Cultura e da Secretaria de Educação e da ACELEN e Bahiagás.