NoticiandoVariedades

Salvador Circula fortalece o roteiro audiovisual escrito por mulheres: talento e diversidade das roteiristas baianas brilham no Frapa 2024

Protagonismo das mulheres em evidência na escrita audiovisual

Entre os dias 4 e 8 de novembro, Salvador será representada no FRAPA – Festival do Roteiro Audiovisual de Porto Alegre, um dos mais importantes eventos do segmento no país. As roteiristas baianas Carollini Assis, Rafaela Uchoa e Margarete Jesus foram contempladas pelo edital Salvador Circula da Fundação Gregório de Mattos (FGM), instituição vinculada à Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SECULT), que fomenta a circulação de profissionais do audiovisual soteropolitano em eventos de grande porte. A seleção fortalece a escrita audiovisual realizada por mulheres na capital baiana e evidencia esse protagonismo na circulação de projetos audiovisuais relacionados ao roteiro.

Carollini Assis – Gestora de Negócios Criativos e Diretora da Associação Autorais

Carollini Assis, à frente da Autorais – Associação de Autores Roteiristas da Bahia, é parceira institucional do FRAPA. Seu projeto Live de Roteiristas, criado há quatro anos, promove a troca entre roteiristas de todo o Brasil através de masterclasses e networking. No evento, Carollini mediará a mesa “Descentralizando o Cinema de Gênero no Nordeste”, com os convidados Hilda Lopes Pontes (BA), Guto Parente (CE) e Daniel Bandeira (PE), discutindo a diversidade do cinema de gênero na região. A roteirista, que também liderou a Caravana Frapa em 2023 com cerca de 50 novos talentos, terá reuniões privativas com players, associações e agentes de mercado, já ampliando o networking e a busca de parcerias e co-produções para a Bocapiu Conteúdo Criativo, sua produtora de desenvolvimento de obras audiovisuais.

Rafaela Uchoa – Diretora e Roteirista Premiada

Com formação em Cinema pela UFBA e especializada em Direção pela Escola São Paulo, Rafaela Uchoa é conhecida por seus projetos autorais que abordam temas como saúde mental e direitos das mulheres e pessoas LGBTQIA+. Diretora de sete curtas e um longa documentário premiado, Rafaela participa do FRAPA para apresentar o longa “Herança”, projeto vencedor do prêmio Autorais do LabQueer 2024. Com filmes exibidos na plataforma BoxBrazilPlay, a roteirista traz sua experiência diversificada para o evento, onde buscará novas oportunidades de desenvolvimento e coprodução.

Margarete Jesus – Diretora, Roteirista e fundadora da Copa Amarela Filmes

Margarete Jesus, fundadora da produtora independente Copa Amarela Filmes. É a roteirista e diretora do premiado curta-metragem “Além da Cancela”, vencedor de Melhor Roteiro na MIMB 2024. Formada em Cinema e Audiovisual pela UFBA e em Comunicação Social pela UCSAL, Margarete atualmente desenvolve a série documental “Marés Negras” e o curta de ficção “Por um Abraço”. É a sua primeira vez no FRAPA, animada com a possibilidade de expandir sua rede de contatos, a roteirista espera explorar novas colaborações no festival e compartilhar sua paixão pelo audiovisual com outros criadores.

Projetos Contemplados e Financiamento Cultural

Os projetos “Descentralizando o Cinema de Gênero Nordestino” de Carollini Assis, o filme “Herança” de Rafaela Uchoa e a solicitação de Bolsa Cultural de Mobilidade para Margarete Jesus foram selecionados pelo edital Salvador Circula, com apoio da Fundação Gregório de Mattos, Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, Prefeitura de Salvador, e da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), Ministério da Cultura, Governo Federal.

(Fotos: Divulgação)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *