Gratidão é preciso às pessoas idosas
É na educação dos filhos que se revelam as virtudes dos pais. A educação vem do exemplo, das atitudes e com certeza a educação vem de casa.
Idosos no Brasil estão pedindo socorro para viverem em paz, feliz e com dignidade. “Mãos que doam amor nunca ficam VAZIAS”.
Na Bahia existe o hospital do HOMEM, mulher, criança, animais, só não tem o Hospital especifico da pessoa idosa e qual a justificativa do governo?
O desrespeito e o descaso da sociedade moderna para com os idosos que lutaram e contribuíram com honradez e dignidade para o crescimento do País estão sendo maltratados e desrespeitados com violências, ingratidão e desrespeito aos seus direitos constitucionais. Vejamos: Em 2011, solicitei a criação do Hospital para Pessoa Idosa e Deficiente Físico e a Casa de Acolhimento para o idoso tomar um banho, se alimentar e resgatar a autoestima para um posterior atendimento médico digno pela unidade hospitalar, conforme expedientes recebidos da Presidência da República, Governo do Estado da Bahia, Prefeitura Municipal do Salvador e publicações nos Jornais A TARDE, Tribuna da Bahia e Notícia Livre.
A Constituição Federal garante, art. 230 “A família, a Sociedade e o Estado têm o dever de amparar as pessoas idosas, assegurando sua participação na comunidade, defendendo sua dignidade e bem-estar e garantindo-lhes o direito à vida”
A omissão, abandono, ingratidão e a violência com o idoso começa na família, sociedade, previdência social e o estado raízes dos problemas de saúde, sentimento, tristeza, revolta e sofrimento, face a ingratidão recebida de todos. “Meu avô me dizia: Alimente um cão por 3 dias e ele lembrará de você por 30 anos. Alimente um humano por 30 anos e ele te esquecerá em 3 dias.”
Todos, esquecem que têm dentro si o idoso de amanhã. Não há travesseiro mais delicioso como a consciência limpa.
Gratidão é o sentimento que sente uma pessoa ao estimar um favor ou benefício que tenha sido feito/concedido por alguém. Ao sentir gratidão, o sujeito deseja corresponder/retribuir esse favor de alguma forma.
A ingratidão, é a qualidade daquele que é ingrato. É a característica de quem não reconhece o bem ou a ajuda que recebeu.
Família é a essência de tudo. Filhos e netos precisam refletir melhor e procurar devolver aos pais e avós em vida tudo o que eles lhes proporcionaram. Educação, princípios, valores e dignidade são as maiores riquezas que os pais podem repassar as futuras gerações para um mundo melhor. É preciso SER para ter.
O Natal e o Ano Novo são celebrações que transcendem crenças e promove reflexão sobre valores como amor, solidariedade, respeito e compaixão.
Querer é poder a partir de 2025 seja a mudança amparando as pessoas idosas com amor e respeito para viverem com dignidade e segurança.
Alderico Sena- Especialista em Gestão de Pessoas e ex- Vice Presidente Nacional do Movimento dos Aposentados, Pensionistas e Idosos – aldericosena.com