IPAC reforça convocação da Secult-Ba para Cadastro Cultural
O Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC) entra na campanha da Secretaria de Cultura do Estado (Secult-BA) com o objetivo de solicitar que agentes, espaços, grupos e instituições culturais baianas façam ou atualizem seus cadastros no site siic.cultura.ba.gov.br/cadastro. Para reforçar essa convocação, artistas, produtores, líderes religiosos e coordenadores de entidades ligados à memória e ao patrimônio baiano material e imaterial estarão, ao longo do mês de junho, incentivando seus parceiros culturais a clicar e preencher os dados do cadastro, por meio das redes sociais do IPAC e seus museus.
Autoexplicativo, o SIIC é um sistema previsto na Lei Orgânica da Cultura nº 12.365/2011, e tem como proposta subsidiar as ações culturais públicas e privadas, além de reunir e disponibilizar dados e informações culturais envolvendo pesquisas e estatísticas, cadastro cultural e fomento à cultura. É preciso aceitar o termo de compromisso e incluir no formulário dados como pessoa física ou jurídica e cadastrar endereço eletrônico. Mas, se o agente tiver alguma dúvida, basta enviar email para cadastrocultural2020@cultura.ba.gov.br ou ligar para o número (71) 99688-1460.
Conforme explica o diretor geral do IPAC, João Carlos de Oliveira, o Cadastro Cultural possibilitará o acompanhamento e planejamento de propostas fomentadas pela Secult-BA. “As raízes culturais de um povo são a afirmação de sua identidade e pertinência. Neste sentido, é primordial que nós, gestores da Cultura, tenhamos conhecimento de onde os diversos agentes estão, quem são, e poder manter viva as próprias origens na memória de nossas gerações”, disse.