Ação Saúde nos Bairros realiza mais de 17 mil procedimentos em Salvador durante duas semanas no mês de abril
Durante os dias 14 a 29 de abril, a Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Salvador promoveu a ação “Saúde nos Bairros” no Bosque das Bromélias, onde foram realizados mais de 17.050 procedimentos, incluindo consultas, exames e vacinação. Os serviços foram oferecidos por meio de uma unidade móvel e consultórios temporários, abertos não só para os moradores do Bosque das Bromélias, mas também para os das comunidades de Areia Branca, São Cristóvão, Ceasa e Biribeira.
Entre os procedimentos mais requisitados, destacaram-se as ultrassonografias, seguidas pelos eletrocardiogramas e mamografias bilaterais. Mais de 1.100 atendimentos clínicos e 384 consultas oftalmológicas também foram realizados, assim como 11.436 exames laboratoriais, 150 atendimentos odontológicos e atualizações de cadernetas de vacinação para cerca de 260 pessoas.
Ademais, outros 1.285 procedimentos foram agendados e realizados gratuitamente por parceiros da Secretaria Municipal de Saúde, tais como consultas com especialistas em endocrinologia, dermatologia, oftalmologia, reumatologia, cirurgia pediátrica e ortopedia. Mais de 125 pacientes foram encaminhados para exames complementares no Hospital Municipal de Salvador, com transporte gratuito de ida e volta.
A vice-prefeita e secretária de saúde, Ana Paula Matos, celebrou o resultado positivo da ação, ressaltando que o objetivo principal do “Saúde nos Bairros” é atender as necessidades da população das localidades com maiores demandas reprimidas. A programação do mês de maio inclui duas localidades simultâneas, os bairros de Tororó e Jardim das Margaridas, com horários de atendimento de segunda a sábado, das 7h às 17h. Para receber atendimento, é necessário apresentar o Cartão SUS, RG e guia dos exames solicitados.
Foto: Paulo Almeida e Adam Vidal/Divulgação