Adolfo Menezes, ao lado do governador Jerônimo Rodrigues, lança “Saúde Mais Perto”
Primeira ação do programa irá acontecer em Laje dos Negros, na zona rural de Campo Formoso
O presidente da Assembleia Legislativa da Bahia — ALBA, deputado Adolfo Menezes, acompanha o governador Jerônimo Rodrigues, depois de amanhã (9.02) na abertura, às 8h, do programa “Saúde Mais Perto”, na comunidade quilombola Laje dos Negros, no município de Campo Formoso, região norte da Bahia.
Com duração de dois dias, o “Saúde Mais Perto” é realizado pela Secretaria da Saúde do Estado, em parceria com Voluntárias Sociais da Bahia, e também conta com o apoio da Assembleia de Carinho, dirigida por Denise Menezes.
“Será uma ação muito importante para a nossa comunidade de Laje dos Negros, com a oferta de mil consultas oftalmológicas, com triagem para cirurgias de catarata, e limpeza de lentes. Em Odontologia, estão previstos 2.100 atendimentos”, explica Denise Menezes.
Em reunião com a secretária de Saúde da Bahia, Roberta Santana; com a primeira-dama do Estado, Tatiana Velloso; e com a ex-prefeita de Campo Formoso, Rose Menezes, foi também definido um leque de exames que será ofertado à comunidade de Laje dos Negros.
“Serão realizados exames pré-operatórios — ultrassonografia, eletrocardiograma, Raio-X, exames laboratoriais, ginecológicos e mamografia para mulheres de 49 a 69 anos”, enumera a presidente da Assembleia de Carinho.
No “Saúde Mais Perto”também haverá consultas médicas para triagem de cirurgias eletivas de histerectomia, colecistectomia (vesícula) e hérnia, além de serviços de avaliação nutricional; aplicação das vacinas COVID-19 e de rotina, como febre amarela, hepatite, tétano; e a realização de testes rápidos para detecção de infecções sexualmente transmissíveis, como HIV, sífilis e hepatite.
SAC
A população de Laje dos Negros também contará com uma unidade do SAC Móvel para prestar 750 atendimentos para emissão da segunda via do RG, inscrição no CPF, antecedentes criminais e cadastramento da biometria do título de eleitor.
Para acesso aos serviços, os usuários deverão apresentar Cartão SUS, RG, CPF, comprovante de residência e requisição médica para realização de exames.
Foto: Divulgação