Advogado baiano intimado por crime de opinião repudia prisões de blogueiro bolsonarista e caminhoneiro
O advogado Leandro de Jesus, presidente do Instituto Bahia Conservadora, comentou nesta sexta-feira (3) as prisões do blogueiro bolsonarista Wellington Macedo e do caminhoneiro Marcos Antônio Pereira Gomes, conhecido como Zé Trovão, determinadas pelo ministro do Superior Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, após pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR).
Os dois são investigados em um inquérito que trata do financiamento de supostos “atos antidemocráticos”. Leandro, que recebeu na última semana intimação criminal, com origem do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) por “crime de opinião”, repudiou as prisões.
“É uma verdadeira violência contra a liberdade do cidadão. Eu recebi uma intimação em minha casa na semana passada e também estou sendo acusado por crime de opinião, o que de fato é um absurdo, uma vez que qualquer cidadão tem o seu direito de opinião, de manifestar o seu pensamento, de reunião, e o que o STF vem fazendo por conta desse autoritarismo é exatamente perseguir e tentar massacrar esses direitos que estão garantidos em nossa Constituição Federal. As prisões do Zé Trovão e de Wellington mostram que o Supremo, por meio dos ministros que estão ocupando essas cadeiras, não tem o menor compromisso com a verdadeira democracia e com as garantias que nós temos na Constituição e que são previstas no artigo 5º”, disse o advogado baiano.
Leandro ainda salientou que o objetivo da mobilização do dia 7 de setembro que, em Salvador, será realizado no Farol da Barra, às 9h, é justamente a democracia. “No dia 7 estaremos nas ruas. Nada nos fará recuar. Vamos lutar pela nossa liberdade”, pontua.