Municípios

Ages entrega mais de mil itens à Rede Municipal de Saúde de Jacobina

Materiais vão contribuir com um melhor atendimento à população jacobinense na Rede de Atenção Básica à Saúde

A Faculdade Ages de Medicina de Jacobina, integrante da Inspirali, melhor ecossistema de educação em saúde do país, realizou, nesta quinta-feira (14), a entrega de 1.374 itens à Secretaria da Saúde de Jacobina, Centro-Norte baiano, por meio do Contrato Organizativo de Ação Pública Ensino-Saúde (Coapes), firmado entre a Ages e a Prefeitura de Jacobina (PMJ).

Os equipamentos de informática e materiais permanentes serão destinados a Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24H) Josefa Maia e Unidades Básicas de Saúde (UBS), do Programa Saúde da Família, e vão garantir o incremento e melhor acolhimento na Rede de Atenção Básica à Saúde, beneficiando, diretamente, uma população estimada em mais de 80 mil pessoas.

Dentre os itens entregues estão computadores, mesas ginecológicas, cadeiras de rodas, smart tv 50’, balanças digitais. Importante pontuar que os itens adquiridos irão passar pelo processo de tombamento público, para incorporação ao patrimônio do Município, e logo seguirão às unidades de saúde. Os equipamentos foram entregues pelo gerente da Ages Jacobina, Luis Rocha, ao secretário da Saúde do município de Jacobina, Maurício Morais, e prepostos da Secretaria.

“Estamos realizando mais uma entrega de equipamentos à cidade. Essa ação tem como objetivo primordial melhorar a saúde da comunidade, promover o bem-estar e a qualidade de vida para todos os moradores. Estamos empenhados em contribuir para fortalecer o sistema de saúde local e proporcionar recursos essenciais para um atendimento adequado e eficaz que traga benefícios significativos à comunidade de Jacobina”, ressalta Luis Rocha, gerente da Faculdade Ages de Jacobina.

Já o secretário da Saúde de Jacobina, Maurício Morais, elogiou a parceria entre a Prefeitura de Jacobina e a Ages. “O convênio só é possível graças a implantação do Curso de Medicina em Jacobina. Desta forma, podemos classificar a vinda da Ages, e tudo que ela representa, como um verdadeiro instrumento de revolução na saúde e na educação de Jacobina e região”, pontua Maurício.

“A Faculdade Ages continua comprometida em transformar socialmente Jacobina e região por meio da educação, formando profissionais qualificados e estudantes que auxiliam no atendimento à população e, através do Coapes, tem contribuído há mais de 5 anos com a saúde da população, fornecendo equipamentos de qualidade para nossa cidade”, finalizou Luis Rocha.

De acordo com a diretora da Ages, Aristhela Amorim, a parceria via Coapes é um instrumento que beneficia a todos. “Esta parceria possibilita que o município amplie e melhore a oferta de serviços, o que beneficia, diretamente, a população jacobinense. Em contrapartida, os espaços de saúde se tornam mais bem equipados para receber os nossos alunos nas suas práticas, contribuindo com uma formação mais humanizada”, destaca Aristhela.

Outras aquisições

Criado em 2017, logo após a implantação Faculdade Ages de Medicina de Jacobina, o Coapes já realizou diversos investimentos que possibilitaram as construções da Unidade Satélite e da Unidade Básica de Saúde (UBS) Antônio Alves, no Distrito de Novo Paraíso; a reforma da UBS do Bairro Jacobina 3; a construção do prédio da Rede de Apoio Psicossocial (RAPS); e a construção, em andamento, da Sala de Imagem do Hospital Regional Vicentina Goulard. Além disso, já foram entregues milhares de equipamentos de informática e materiais permanentes.

Sobre o Copaes

O Coapes prevê a utilização da rede de saúde local como campo de prática aos alunos (graduandos e/ou residentes) da Faculdade Ages de Medicina de Jacobina, com o objetivo de qualificar a inserção do aluno na rede e integrar ensino e serviço. Os recursos do Coapes são empregados em bens duráveis, que possibilitam uma melhor estrutura às unidades de atendimento e, consequentemente, o serviço de saúde dentro do município. 

Participam do Comitê Gestor do Coapes representantes da Secretaria Municipal da Saúde, do Conselho Municipal da Saúde e da Faculdade Ages que, após apresentação de demanda por parte do Município, traça plano de ação e liberação dos recursos para aquisição dos materiais.

Foto: Divulgação 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *