Agricultura familiar do território Sudoeste Baiano ganha reforço com entregas de máquinas e equipamentos
Essa sexta-feira (01/09) vai ficar marcada para centenas de famílias agricultoras de comunidades rurais de territórios de identidade como Sudoeste Baiano e Sertão Produtivo, que passarão a contar com máquinas e equipamentos para incrementar a produção em diversos sistemas produtivos. A entrega aconteceu no Serviço Territorial de Apoio à Agricultura Familiar (SETAF), do Sudoeste Baiano, sediado no município de Vitória da Conquista.
Foram entregues pelo Governo do Estado, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), Máquinas Forrageiras, Arados, Roçadeiras, Barracas de Feira, Tanques Resfriadores e Caixas D’Água.
Ana Vitória Almeida de Aguiar, da Associação dos Trabalhadores Rurais de Fazenda Talismã, um assentamento localizado no município de Boa Nova, ressaltou o quanto o resfriador será importante para a produção de leite e que junto às outras entregas feitas, contribuem para o desenvolvimento das 55 famílias do assentamento. “A CAR tem nos ajudado muito, tudo o que a gente tem recebido é muito bem-vindos. A gente já recebeu barracas para as vendas na feira e o trator para a gente arar a terra, que antes a gente tinha que pagar a hora, e se antes a gente fazia três tarefas, hoje a gente faz cinco, seis. Tudo isso melhorou a renda das famílias e está nos ajudando muito”.
Para o diretor-presidente da CAR essa é uma ação que reafirma o compromisso do Governo do Estado e da CAR, em parceria com parlamentares, com o desenvolvimento econômico dos municípios a partir do rural. “Seguimos investindo para dar melhores condições a agricultores e agricultoras familiares, nossa turma trabalhadora do campo, e para continuar promovendo o desenvolvimento a partir do rural, com trabalho, renda e comida na mesa de baianos e baianas”.
Serão beneficiados com as entregas agricultores e agricultoras familiares dos municípios de Vitória da Conquista, Dom Basílio, Igaporã, Licínio de Almeida, Nova Canaã, Brumado, Riacho de Santana, Rio do Antônio, Aracatu, Igaporã, Bom Jesus da Serra, Cândido Sales, Itaetê, Jacaraci, Livramento de Nossa Senhora, Maetinga, Ribeirão Largo, Tremedal, Caetité, Candiba, Iuiu, Boa Nova, Caetanos, Lagoa Real, Palmas de Monte Alto, Belo Campo, Caraíbas, Carinhanha, Presidente Jânio Quadros e Mirante.
O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Vitória da Conquista, Edilton Oliveira Soares, comemorou a entrega de mais barracas padronizadas de feira, roçadeira e caixas d’água. “Já recebemos: trator com implementos, kit forrageira, kit de irrigação, barracas, microtrator e caminhão pipa. Essas entregas são de suma importância para a agricultura familiar, para melhorar a questão da produção e com isso, melhorar também a renda. Isso para os agricultores é importante demais, porque são implementos que irão contribuir para que o trabalho seja melhor desenvolvido”.
Aproximadamente 80 famílias da Associação Comunitária de Desenvolvimento Rural da Fazenda Mergulhão e Região, do município de Aracatu, que também trabalham com a bovinocultura de leite, passarão a contar com uma roçadeira, que contribuirá também com outras atividades da Associação, a exemplo da produção de silagem, melancia e outras culturas. “Aqui está sendo implantado um sistema de produção de leite e a roçadeira será utilizada principalmente na limpeza de pastagens”, destacou Edgenario de Sousa Neris, presidente da Associação.
A CAR é uma empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), que executa ações também com repasses federais e estaduais. Essas entregas tiveram recursos oriundos de emendas parlamentares do deputado federal Waldenor Pereira e do deputado estadual Zé Raimundo.
FOTOS: MARTA MEDEIROS ASCOM/CAR