DestaquesPolítica

ALBA celebra Dia Nacional das Tradições das Raízes de Matrizes Africanas e Nações do Candomblé

A Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) realizou, pelo segundo ano consecutivo, uma sessão especial em homenagem ao Dia Nacional das Tradições das Raízes de Matrizes Africanas e Nações do Candomblé. Proposta pela deputada Fátima Nunes (PT), a sessão, incluída no calendário por meio da Lei nº 14.519/2023, contou com a presença de líderes religiosos, entidades culturais, associações e ativistas contra o racismo e a intolerância religiosa.

Durante o evento, cada orador prestou homenagem à ancestralidade e aos mais velhos antes de proferir suas considerações na tribuna de honra. O sociólogo Ailton Ferreira destacou a contribuição do povo negro para a formação do Brasil, enquanto líderes religiosos enfatizaram a importância da data como um ato de resistência e vigilância.

A secretária estadual de Assistência e Desenvolvimento Social, Fabya Reis, e a secretária estadual de Promoção da Igualdade Racial, Ângela Guimarães, posicionaram a celebração como um marco para o enfrentamento à intolerância e aos discursos de ódio crescentes no país.

O evento também abordou a perseguição histórica aos terreiros e propôs iniciativas para o reconhecimento e proteção desses locais como patrimônio afro-brasileiro. Além disso, contou com a participação de representantes de diversas instituições, incluindo o governo estadual e entidades religiosas.

Foto: AscomALBA/AgênciaALBA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *