ALDERICO SENA, ALERTA NADA MUDA SE O ELEITOR NÃO MUDAR!
Nada muda se o eleitor não mudar, considerando que o destino do país e as condições de vida da população dependem do governo e dos políticos.
Considerando que o eleitorado tem o dever de comparecer às Urnas a cada eleição para escolher representantes políticos que irão conduzir a administração pública, durante 4 (quatro), por essa razão, sinto-me no DEVER de alertar o eleitor quanto aos direitos constitucionais, repassando algumas mensagens de Mestres que servirão de base para uma boa decisão na escolha dos candidatos, visando coibir vícios do Sistema político controlado e dominado há décadas pela elite e grupos políticos.
Transcrevo o que estabelece a Constituição Federal no Estado Democrático de Direito e tem como fundamento: “Artigo 1º da Constituição Federa: I – a cidadania; II – a soberania III – a dignidade da pessoa humana; IV – os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa; V o pluralismo político. Parágrafo único – Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos diretamente, nos termos da Constituição”.
Reflexão é preciso. Rui Barbosa escreveu: “Quem não luta pelos seus direitos não é digno deles”.
Georg Lichtenber. “Quando os que comandam perdem a vergonha os que obedecem perdem o respeito”.
Platão: “Você tem todo direito de não gostar de política, mas sua vida terá influência e será governada por aqueles que gostam. Portanto, o castigo dos bons que não fazem política é ser governado pelos maus que a fazem”.
Muito do que nos leva ao sofrimento é a falta de investimento na educação do povo. Eleitor, dê o seu voto ao candidato que defender a educação como investimento. A EDUCAÇÃO NÃO É DESPESA, É INVESTIMENTO. “EDUCAÇÃO QUE INSPIRA UM MUNDO MELHOR”.
Saudades dos Grêmios e Diretórios e da geração dos anos 60/70/80, exerciam a cidadania, unidos e participativos nas lutas em defesa dos Símbolos Nacionais e do crescimento do Brasil.
Nesse mundo moderno tudo é aceitável pela sociedade é só avaliar a mensagem do Lima Barreto: “O Brasil não tem povo. Apenas público. Povo luta pelos seus direitos, público só assiste de camarote”.
A hipocrisia dominou o homem nesse novo século. Poder e capital geram corrupção e violência e o “Individualismo é que gera o egoísmo, raiz de todos os males” e contribui no crescimento das desigualdades sociais.
A cultura no Brasil predomina. São poucos com muitos e muitos com poucos recursos. É preciso SER para ter.
Na minha concepção política os desmandos praticados contra o POVO, O MEIO AMBIENTE E O PAÍS, a culpa é da sociedade por não exercer a cidadania e não saber escolher políticos há décadas em observância a três C – Caráter, Competência e Compromisso com as causas coletivas.
Essa informação é muito importante. É do Meio Ambiente que a humanidade se alimenta, cura doenças, ajudam na produção de indústrias, empresas, dentre outros, contribuindo assim com o crescimento do país.
O porquê todos tem o DEVER de preservar o Meio Ambiente nessa pesquisa: “Um novo relatório publicado pelas Nações Unidas estima que a população mundial deve aumentar nas próximas décadas, dos atuais 8,2 bilhões para cerca de 10,3 bilhões de pessoas.” “PRESERVAR A NATUREZA É PRESERVAR A VIDA”.
Cadê a Sociedade Civil e os Movimento Sociais na política para defenderem o cumprimento pelos Três Poderes Constituídos o que estabelece a Constituição Federal em seu artigo 37º.” A administração pública direta, indireta ou fundacional, de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade e publicidade e,”
A Sociedade Civil Organizada dos Municípios de Lauro de Freitas e de Camaçari na Bahia dão exemplo de cidadania aos demais Municípios.
No dia 18 de setembro foi realizada uma audiência pública na Sede da Subseção de Camaçari, onde foram apresentadas aos candidatos a Prefeitos de Camaçari: “Carta – Compromisso – PROGRAMA DE AÇÃO AMBIENTAL” e em reunião com a candidata a Prefeita Débora Régis do Município de Lauro de Freitas, foi entregue: “Propostas da Sociedade Civil Organizada para o Poder Executivo Municipal de Lauro de Freitas” no Centro Empresarial EVO.
Na entrega das Propostas de Lauro de Freitas, só compareceu a candidata a Prefeita, Débora Régis (UNIÃO) quanto ao candidato Antônio Rosalvo do PT o mesmo não atendeu o convite desrespeitando assim os Munícipes de Lauro de Freitas e a Constituição Federal, afinal “TODO O PODER EMANA DO POVO”.
No encontro na OAB Subseção Camaçari, estiveram presentes e assinaram “A CARTA COMPROMISSO – PROGRAMA DE AÇÃO AMBIENTAL” os candidatos: Cleiton Pereira (Novo), Flávio Matos (União Brasil), Lazinho Rios (PMB), Luiz Caetano (PT) e Oswaldo Marcolino (MDB).
Eleitores, QUEM QUER RESPEITA SE RESPEITA! NADA SE VOCÊ NÃO MUDAR, conforme orientações constantes na Cartilha do “MPF – www.eleitoral.mpf.gov.br que seguem:
SEU VOTO – NÃO venda. NÃO troque. NÃO negocie. COMPRAR E VENDER VOTO É CRIME. QUEM QUER COMPRAR O SEU VOTO… NÃO MERECE A SUA CONFIANÇA.
QUANDO VOCÊ TROCA O VOTO POR UM FAVOR PESSOAL, ELEGE UM CANDIDATO CORRUPTO E PREJUDICA MILHÕES DE BRASILEIROS, INCLUSIVE SUA FAMÍLIA.”
Consulte a LEI ORGÂNICA DO MUNICÍPIO na Internet para conhecer as atribuições e obrigações dos VEREADORES E PREFEITO ELEITOS que conduzirão a gestão, durante o 4 (quatro) anos.
Juntos, seremos fortes, separados, a sociedade continuará perdendo direitos constitucionais. QUERER É PODER! SEJA A MUDANÇA! CPI DO ELEITOR É O VOTO CONSCIENTE NA URNA!
Favor compartilhar este artigo para conscientizar o cidadão eleitor, visando um Brasil melhor para as futuras gerações.
Alderico Sena – Especialista em Gestão de Pessoas, Coordenador de Pessoal da Assembleia Estadual Constituinte de 1989, Ex- Assessor Parlamentar do Deputado Estadual José Pena, Ex- Vice Presidente da Executiva Municipal de Salvador, Presidente do Movimento dos Aposentados e Pensionistas e Vice Presidente Nacional do Movimento dos Aposentados do PDT – site: aldericosena.com