Salvador

Alice e Olívia defendem pauta de combate à violência contra mulher

Realizada na manhã deste sábado (10), a plenária do mandato da deputada federal Alice Portugal (PCdoB) contou com a participação de Olívia Santana, deputada estadual e candidata à Prefeitura de Salvador, e lembrou o Dia Nacional de Luta contra a Violência à Mulher.

Seguindo os protocolos de medidas sanitárias, a atividade foi transmitida pelas redes sociais de Alice Portugal e reuniu um número reduzido de pessoas presencialmente, entre elas a secretária estadual de Políticas para as Mulheres, Julieta Palmeira, militantes, candidatas e candidatos à vereança. A abertura ficou por conta dos forrozeiros Zé Costa e Cicinho do Acordeon.

Em sua fala, Olívia relembrou da criação da Ronda Maria da Penha, na época em que estava à frente da Secretaria Estadual de Políticas para as Mulheres (SPM). “O combate a violência contra a mulher foi um dos marcos fundamentais da minha gestão na SPM. Em 2015 assinei, junto com o governador Rui Costa e o secretário de Segurança Pública Maurício Barbosa, o termo de cooperação para a criação da Ronda Maria da Penha, que teve como primeira comandante a capitã Ana Paula Queiroz”, recordou.

No evento, Alice prestou contas do seu mandato e falou sobre a aprovação, na Câmara de Deputados, do projeto de lei 1444/2020, que obriga o poder público a estabelecer medidas protetivas para atender as mulheres. “O projeto foi aprovado com louvor na Câmara, mas o Senado está amarrando. Os agressores estão dentro de casa e o feminicídio crescendo”, criticou Alice.

Em seu Plano de Governo, Olívia tem como proposta a implantação da Casa da Mulher Brasileira. Com gestão compartilhada, o espaço oferecerá acolhimento às mulheres vítimas de violência. A candidata também defende a criação de Centros Regionais de Atenção à Mulher, nas regiões de Cajazeiras e do Subúrbio.

Além de confirmar seu apoio à candidatura de Olívia para prefeita e de diversos nomes à vereança na capital baiana, Alice anunciou o lançamento do Comitê Feminino de Olívia, que será instalado no Vale do Canela. “Estamos juntas desde o início da luta. Estou nessa candidatura como se fosse a minha, assim como Olívia esteve comigo há 4 anos. Vamos eleger essa negona prefeita de Salvador”, disse.

Foto: Fernando Udo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *