Alunas do projeto Esporte na Cidade recebeu novo uniforme para aulas de futebol que acontecem no Estádio de Pituaçu
No ato de entrega, profissionais do Núcleo de Saúde da Sudesb levaram orientações nutricionais para as jovens e também seus familiares
As alunas do futebol feminino do projeto social que acontece no Estádio de Pituaçu estão com uniforme novo. Nesta semana, as jovens atletas receberam, da coordenação do projeto social Esporte na Cidade, short, blusa, meião e chuteira, além de importante orientação nutricional e cuidados com a saúde passada a elas e seus familiares por profissionais do Núcleo de Saúde da Sudesb.
Coordenadora do núcleo e nutricionista, Ana Cristina Vieira destacou a importância da prática de atividade física para o público presente e ressaltou o cuidado dado pela autarquia no âmbito da saúde. “Para levar a prática esportiva ao mais alto rendimento, é muito importante ter esse cuidado com a saúde”, destaca Ana Cristina.
Presente em Salvador desde 2019, o Projeto Esporte na Cidade atende, anualmente, a mais de 100 meninas com idade entre 7 e 17 anos. É executado pela instituição De Peito Aberto, por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte, tendo o apoio da Sudesb, que cede o Estádio de Pituaçu para o desenvolvimento das aulas.
Ao celebrar mais um ciclo do projeto Esporte na Cidade, iniciado no mês de novembro, o diretor-geral da Sudesb, Vicente Neto, lembrou o prêmio da ONU conquistado por essa política pública em 2021. “Este é um programa premiado pela ONU, que valoriza muito bem as nossas meninas. A Sudesb segue garantindo e incluindo o público feminino, desta vez, através do futebol e da educação, afinal, para participar, as meninas têm que estar com o histórico escolar em dia. A educação e o esporte seguem sendo pilares da nossa gestão aqui na Sudesb”, completa Vicente.
Apoio – Professora do projeto, Itamara Santana, destaca a grande oportunidade de poder ensinar suas alunas no Estádio de Pituaçu e diz estar muito feliz com a evolução delas. “Esse projeto tem extrema relevância na vida dessas meninas. Muitas nunca tiveram essa oportunidade de treinar uniformizadas, de receber orientações nutricionais e de estar em um ambiente saudável como aqui, no Estádio de Pituaçu. Percebo toda a evolução que elas vêm tendo a cada dia, e fico muito feliz por estar contribuindo com a melhoria da vida dessas crianças”, disse a professora.
Aluna do projeto pela primeira vez, Maysa Silva Santos, de 11 anos, diz estar feliz em praticar o esporte, e afirma estar em busca de realizar seu sonho, que é ser uma jogadora profissional de sucesso. “Estou muito feliz de fazer parte desse projeto. Toda essa experiência tem sido incrível. Graças a todo esse suporte, continuo correndo atrás do meu sonho”.
Sempre presente às aulas da filha Maysa no estádio, Teresa Cristina também agradeceu a oportunidade de ter a filha praticando o esporte escolhido. “O projeto tem sido uma experiência maravilhosa. A minha filha sempre gostou de jogar futebol. Agradeço a oportunidade que a Sudesb e a gestão do projeto Esporte na Cidade estão dando para ela. Creio que no futuro ela vai se tornar uma jogadora de sucesso”, profetizou Teresa.
Ascom Sudesb
Gabriel Barbosa, estagiário
06.12.2024