DestaquesEsportes

Arena de Esportes recebe Campeonato Brasileiro de Judô Sub-21 a partir desta sexta, 09, com apoio da Sudesb

Mais de 300 atletas de 26 estados brasileiros participam da competição considerada a maior sub-21 do país
Pelo segundo ano consecutivo, a Arena de Esportes da Bahia, localizada em Ipitanga, Lauro de Freitas, recebe o Campeonato Brasileiro de Judô Sub-21 Individual e por Equipes. O evento acontece a partir desta sexta-feira, 09, com um encontro com a ex-atleta da Seleção Brasileira de Judô, Maria Portela, e o sorteio das chaves. No sábado, 10, a partir das 9h, acontecem os combates individuais e no domingo, 11, a partir das 10h, será a vez da disputa por equipes.
Com a entrada gratuita, a competição é organizada pela Confederação Brasileira de Judô (CBJ), juntamente com a Federação Baiana de Judô (Febaju) e recebe o apoio do Governo do Estado, por meio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre). O diretor geral da Sudesb, Vicente Neto, celebra a realização de eventos nacionais da modalidade em território baiano.
“A Bahia, em especial Lauro de Freitas, com a Arena de Esportes, já pode ser considerada a casa do judô no país por causa de um investimento forte do Governo do Estado no apoio para a realização destes eventos, que auxiliam no fomento da modalidade, garantindo a preparação e a participação dos nossos atletas. Eventos nacionais como este e o de ginástica, por exemplo, lotam o espaço com um público motivador na torcida”, pontua Vicente Neto.
Competição – Após o sucesso nos anos anteriores, quando o equipamento da Sudesb recebeu campeonatos nacionais e internacionais de judô de muito vislumbre – como o Campeonato Brasileiro de Judô Sub-21 2023; a Copa Pan-Americana de Judô Sub-18 e Sub-21; e o Open Pan-Americano Senior Bahia 2023, de âmbito internacional, a CBJ, juntamente com a Febaju, resolveu continuar essa parceria com o Governo do Estado no território baiano.
“É um grande orgulho poder sediar, pelo segundo ano consecutivo, o Campeonato Brasileiro Sub-21. Evento esse que já conta com 25 estados confirmados mais o Distrito Federal e a Bahia sempre está no mais alto posto do turismo esportivo para essa modalidade. Principalmente, após essa grande campanha do judô brasileiro nos Jogos Olímpicos de Paris 2024”, declara Marcelo Ornelas, presidente da Febaju.
Ao todo, 367 judocas (199 no masculino e 168 no feminino) de 25 estados do país mais o Distrito Federal participam da competição. Os atletas buscam pontos para o ranking nacional sub-21 nas sete categorias masculinas ou sete femininas, contribuindo para a formação de atletas da Seleção Brasileira para certames pan-americanos e mundiais.  Serão 29 competidores a mais em relação à edição do ano anterior, o que destaca a importância do apoio da Sudesb no desenvolvimento do evento, segundo Marcelo.
“Hoje, a Sudesb, autarquia do Governo do Estado, é nossa maior apoiadora e parceira do judô baiano. Devido a todo esse suporte, fomos capazes de realizar inúmeros campeonatos nacionais e internacionais que são de extrema importância para toda a Bahia e o Brasil. Ficamos muito felizes com o tamanho que a competição está alcançando a cada ano. Estamos com a expectativa alta para esse evento, através da Sudesb que proporciona uma estrutura de alto nível com padrões internacionais,” declara Marcelo.
A delegação baiana compete com 17 atletas, uma das maiores do torneio. Como principais nomes, o atleta Vitor Farias, de 17 anos, é o atual campeão do Campeonato Brasileiro Região III e dos Jogos da Juventude 2024, pelo masculino (-60kg); e Lavínia Doria, 20, é bicampeã do Campeonato Brasileiro Região III, campeã da Copa Bahia de Judô 2024 Sub-21 e Sênior; e ficou no 3º lugar do Campeonato Brasileiro de Judô Sub-21 2023, todos pelo feminino (-70kg).
Programação – As atividades iniciam na tarde da sexta, às 15h, quando terá o encontro com a ex-atleta brasileira de judô multicampeã, Maria Portela na Arena de Esportes. A ação tem como objetivo contar a trajetória profissional da ex-judoca e como ela se tornou referência na modalidade para mais de 200 crianças e adolescentes que são contempladas pelo projeto de iniciação esportiva “Núcleo de Esportes de Lutas e Combates”, promovido pela Febaju em parceria com a Sudesb.
Neste dia, também serão realizados o sorteio e a pesagem oficial de todas as categorias para a disputa individual, a partir das 18h, no Hotel Catussaba Resort, no bairro de Stella Maris, em Salvador. No sábado, 10, após a cerimônia de abertura às 8h20, acontecem todos os combates individuais e as pesagens para os combates em equipes, que serão no domingo, 11, a partir das 10h.
Ascom Sudesb
Gabriel Barbosa, estagiário
06.08.2024
 
Fotos: Marcus Carneiro/Ascom Sudesb.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *