Atendimento do Bolsa Família é suspenso e serviços socioassistenciais são adaptados
A Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza (Sempre) adotou esquema especial de funcionamento das unidades e serviços socioassistenciais a partir da segunda-feira (23). As medidas fazem parte das ações de prevenção e controle do coronavírus em Salvador e visam evitar aglomerações e reduzir a circulação de pessoas.
De acordo com a secretária da Sempre, Ana Paula Matos, medidas ainda mais restritivas se tornaram necessárias por causa do momento decisivo de combate à proliferação do vírus. “Com muita responsabilidade, tratamos esse momento que será determinante para minimizarmos o impacto que a doença terá na nossa cidade. Antecipamos as ações de prevenção antes mesmo do decreto do prefeito ACM Neto, com o objeto de contribuir para diminuir as transmissões”, disse.
Confira abaixo o funcionamento dos serviços de atendimento ao público, de acordo com as novas medidas preventivas:
Gerência Geral do Cadastro Único (GGCU)
Gerência Geral do Cadastro Único (GGCU)
O atendimento para os serviços do Bolsa Família e Benefício de Prestação Continuada (BPC) estão suspensos. O benefício Auxílio Funeral será realizado pelo telefone e WhatsApp, através do número (71) 99623-2915, de domingo a domingo, das 8h às 17h. Haverá atendimento presencial para o Auxílio Moradia, de segunda a sexta-feira, das 9h às 15h, na sede do Centro Unificado de Inclusão, Desenvolvimento, Assistência e Referência Social (Cuidar), na Rua Miguel Calmon, 28, Comércio.
Diretoria de Proteção Social Básica (DPSB)
O plantão de atendimento dos 28 Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) espalhados pela cidade será realizado em polos, de segunda a sexta-feira, das 9h às 15h. Os CRAS que atuarão em regime de plantão, das 9h às 15h, funcionarão de duas a três vezes por semana.
Diretoria de Proteção Especial (DPSE)
Nos Centros de Referência Especializados da Assistência Social (CREAS), haverá plantão regionalizado na unidade do Garcia, de segunda a sexta-feira. Nos Centros de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centros POP), o atendimento será antecipado para às 7h, se prolongando até as 17h. Já no Serviço Especializado para Pessoas com Deficiência (Centro Dia), o plantão será exclusivo para apoio às famílias até a finalização da distribuição de cestas básicas e fraldas.
Coordenadoria de Segurança Alimentar (COSAN)
No Restaurante Popular Cuidar, em São Tomé de Paripe, o atendimento ao público será das 11h às 13h30min, de segunda a sexta-feira, com prioridade para idosos e pessoas com deficiência. O programa Prato Amigo funcionará das 9h às 15h, também de segunda a sexta-feira.